A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) adiou sua decisão sobre uma proposta de mudança de regra para permitir a listagem e negociação pela Nasdaq de opções do ETF de Ethereum da BlackRock, o iShares Ethereum Trust (ETHA).
Inicialmente esperada para 26 de setembro, a decisão foi adiada para 10 de novembro, dando à SEC tempo adicional para avaliar o impacto potencial da proposta na estabilidade do mercado.
A decisão final da SEC sobre as opções de Ethereum pode integrar ainda mais a criptomoeda aos mercados financeiros tradicionais. Alguns argumentam que as opções de ETFs de criptomoedas podem injetar outra onda de liquidez e estimular o comportamento otimista do mercado.
Se aprovadas, as opções seguiriam a mesma estrutura regulatória de outros derivativos vinculados a ETFs, oferecendo aos investidores novas maneiras de se proteger ou especular sobre os movimentos de preço do Ethereum.
De acordo com a Seção 19(b)(2) do Securities Exchange Act, o regulador pode adiar sua decisão por até 90 dias, permitindo uma avaliação mais profunda da estabilidade e do risco do mercado.
A proposta, enviada em 22 de julho, visa alterar as regras existentes para permitir a negociação de opções no iShares Ethereum Trust da BlackRock, que detém o Ethereum administrado pela Coinbase e reservas de caixa pelo The Bank of New York Mellon.
Leia Também
O trust é estruturado como um veículo de investimento passivo, com foco exclusivo em fornecer exposição ao Ethereum sem se envolver em atividades de validação de staking ou proof-of-stake.
Esta decisão vem na esteira de uma aprovação semelhante na segunda-feira, quando a SEC deu sinal verde para a negociação de opções do iShares Bitcoin Trust (IBIT) da BlackRock. A aprovação seguiu várias alterações para abordar preocupações sobre manipulação de mercado e tomada de risco excessiva.
Em um desenvolvimento relacionado, a SEC também adiou sua decisão sobre uma proposta separada da NYSE American LLC para listar e negociar opções do Bitwise Ethereum ETF, Grayscale Ethereum Trust e Grayscale Ethereum Mini Trust.
Enquanto a SEC pondera sua decisão sobre as opções do Ethereum, o mercado de ETFs do Ethereum oscilou. Os ETFs do Ethereum tiveram suas maiores saídas líquidas desde julho, com mais de US$ 79 milhões na segunda-feira.
As saídas foram lideradas pelo ETF da Grayscale, que registrou enormes US$ 80,6 milhões em retiradas em um único dia — o maior desde que os ETFs de Ether foram lançados.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.