Imagem da matéria: Santander lança empréstimos com commodities tokenizadas
Foto: Shutterstock

O banco Santander acaba de lançar na Argentina um novo serviço de empréstimo garantido por commodities tokenizadas na blockchain, como milho (CORA), soja (SOYA) e trigo (WHEA).

No seu comunicado, o banco explica que o novo serviço é resultado da parceria com a Agrotoken, empresa que criou a primeira infraestrutura global de tokenização de agrocommodities. 

Publicidade

Até então, o serviço passava por um teste piloto com produtores argentinos para validar de forma técnica e operacional o funcionamento do produto. 

Agora o serviço está disponível para o público em geral, que poderá solicitar o empréstimo usando como garantia sua produção. Para cada token emprestado, haverá uma tonelada de grãos entregue pelos produtores. 

Todas as toneladas serão validadas por meio de PoGR (prova de reserva de grãos, na sigla em inglês), um sistema que o banco diz ser “transparente, seguro, descentralizado e auditável”. A infraestrutura é multi-chain e vai utilizar tecnologias do Ethereum, Polygon e Algorand, dependendo dos casos de uso.

Uma vez que os produtores emprestam os ativos digitais, eles podem usá-los para realizar diferentes operações. Os preços desses ativos serão estabelecidos seguindo três índices de preços definidos pelo Grupo Matba Rofex e que refletem o preço dos grãos em tempo real.

Publicidade

A expectativa é que nos próximos seis meses, mil agricultores argentinos recebam empréstimos através do novo serviço do Santander, conforme disse ao CoinDesk o cofundador da Agrotoken, Ariel Scaliter.

O executivo afirmou que o serviço será oferecido no Brasil a partir de junho e nos Estados Unidos, no final de 2022.

Produto inédito no mercado

Segundo o banco, desde o início de 2021 foram realizadas diversas operações que comprovaram a usabilidade de criptoativos na troca de diversos tipos de insumos.

“Junto com o Santander, estamos cocriando diversos produtos financeiros para oferecer aos produtores agrícolas um serviço com o qual eles possam acessar de forma fácil e tranquila um novo sistema de crédito lastreado em seus grãos”, afirma Eduardo Novillo Astrada, CEO & Cofundador da Agrotoken na nota. 

Publicidade

Na visão do diretor, esse novo serviço de empréstimo tem vários marcos, pois é a primeira vez que um banco vincula tokens de produtos agrícolas a produtos financeiros. 

“Apostamos na tecnologia e na inovação para gerar novas soluções de negócios que facilitem a vida e ampliem as oportunidades dos produtores agrícolas”, disse Fernando Bautista, head de Agronegócios do Santander Argentina.

VOCÊ PODE GOSTAR
Brian Quintenz - cftc

Trump escolhe chefe de cripto da a16z para liderar a CFTC

Nomeação de Quintenz pode acelerar o papel da CFTC no setor cripto, principalmente se o Congresso ampliar a autoridade do regulador
Dois aviões riscam com fumaça para cima o B de bitcoin

Bitcoin atingirá US$ 500 mil antes de Trump deixar o cargo, diz Standard Chartered

Standard Chartered acredita que o Bitcoin ainda tem espaço para crescer devido ao aumento do acesso dos investidores após chegada dos ETFs
ilustração barco opensea

OpenSea anuncia novo token SEA e airdrop para traders de NFTs

Usuários do mercado de NFTs OpenSea serão elegíveis para ganhar o token SEA quando a plataforma for relançada
Imagem da matéria: A Kraken sabe a identidade do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto?

A Kraken sabe a identidade do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto?

Evidências descobertas na blockchain sugerem que o nome legal de Satoshi pode ser conhecido pela exchange Kraken — caso algumas suposições se confirmem