homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin
Shutterstock

O Ministério da Energia da Rússia anunciou nesta segunda-feira (3) que planeja criar um registro único e obrigatório para equipamentos de mineração de criptomoedas, informou a agência de notícias estatal russa TASS.

O plano, liderado pelo vice-ministro da Energia, Yevgeny Grabchak, faz parte das emendas propostas às regulamentações de mineração existentes que visam identificar melhor as atividades de mineração doméstica, especialmente realizadas em regiões onde a mineração não é permitida.

Publicidade

O sistema de receita do país, o Serviço Fiscal Federal (FTS), também disponibilizou uma nova funcionalidade para que os mineradores possam relatar o recebimento de criptomoedas na conta pessoal do órgão. O sistema estará disponível ao fazer login em contas pessoais usando uma assinatura eletrônica verificada.

Segundo a publicação, a obrigatoriedade dos contribuintes está estabelecida pela lei federal de julho de 2020 sobre ativos financeiros digitais, moeda digital e sobre emendas a certos atos legislativos da Federação Russa. Desta forma, diz o TASS, os contribuintes que atuam com mineração devem comunicar o órgão até o dia 20 do mês seguinte ao mês em que a moeda digital foi recebida.

De acordo com a agência, para enviar informações sobre a criptomoeda minerada, o contribuinte deve preencher o formulário em sua conta pessoal para pessoas físicas na seção “mineração” e para pessoas jurídicas “mineração de moeda digital”.

Rússia e mineração de criptomoedas

No final do ano passado, o governo da Rússia proibiu a mineração de criptomoedas em várias regiões do país, como Daguestão e Chechênia, com início em 1º de janeiro de 2025 e término previsto para 15 de março de 2031. A decisão visa equilibrar o consumo de energia em áreas afetadas por déficits locais e tarifas subsidiadas. De acordo com o decreto governamental, a proibição abrange atividades de mineração de moeda digital, incluindo a participação em pools de mineração.

Publicidade

Na ocasião, o governo esclareceu que a lista de regiões sujeitas à proibição não é definitiva e poderá ser ajustada com base nas deliberações da comissão governamental responsável pelo desenvolvimento do setor de energia elétrica. A principal justificativa para as restrições é a preservação do equilíbrio energético, especialmente diante das demandas industriais crescentes.

VOCÊ PODE GOSTAR
logo da memecoin TRUMP com os termos Fight Fight Fight

Projeto cripto apoiado por Trump distribui milhões em stablecoins para usuários

A distribuição foi projetada em parte para testar a prontidão da plataforma para o lançamento completo de serviços DeFi
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Manhã Cripto: Criptomoedas são isentas de acordo de Haddad para reduzir IOF

Haddad deixou as criptomoedas de lado no novo pacote tributário negociado com o Congresso
Ilusração com Teias simulam funcionamento de blockchais; ao fundo homem opera laptop

60% das empresas Fortune 500 investem em iniciativas cripto, diz estudo

Uma pesquisa da Coinbase revelou que três a cada cinco empresas da Fortune 500 e outras menores estão envolvidas com a tecnologia blockchain, adjacente das criptomoedas
Imagem da matéria: Ethereum e tokens DeFi disparam até 23% após SEC demonstrar apoio ao setor

Ethereum e tokens DeFi disparam até 23% após SEC demonstrar apoio ao setor

Uniswap, Aave e Sky estão subindo 23%, 16% e 15% nesta tarde