2022 foi um ano horrível para as criptomoedas, mas muito bom para os criadores de memes focados em criptomoedas.
Primeiro de tudo, pelos preços. Se 2021 representou um ano de dias felizes com a valorização de diversos tokens, 2022 foi um ano de correção daqueles de fazer a gente sentar e olhar para o horizonte com um café na mão.
O Bitcoin caiu mais de 50% ao longo do ano, enquanto seu concorrente mais próximo, o Ethereum, foi reduzido por um fator de três.
Também houve uma implosão selvagem da stablecoin atrelada do dólar UST em maio —um evento tão monumental que desencadeou uma onda de falências de alto nível entre empresas do setor cripto, como Terra, Celsius, Vauld, Voyager e o fundo de hedge Three Arrows Capital (3AC).
Já o último trimestre nos apresentou o ato final histórico do drama de roer as unhas de 2022: o colapso da FTX—possivelmente o evento mais memetizado da história do setor cripto.
Então, em mais delongas, apresentamos os melhores memes cripto do ano.
Com o benefício da retrospectiva, havia fortes sinais já no final de janeiro de que os fãs de criptoativos enfrentariam um ano preocupante pela frente, quando o mercado ceifou quase meio trilhão de dólares de valor de mercado global em apenas 24 horas.
Matthew Graham, CEO da empresa de investimentos cripto-nativa Sino Global Capital, memetizou a fúria que viu no Cripto Twitter.
Alguns dias depois, o Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu El Salvador a parar de usar Bitcoin como moeda legal, argumentando que, enquanto a economia do país estava encolhendo, a dívida pública estava aumentando e o uso do Bitcoin “acarretava grandes riscos” que poderiam interromper a recuperação do país.
O presidente autoritário de El Salvador, Nayyib Bukele, se recusava a aceitar a opinião do FMI.
Nesse mesmo mês, declaramos um meme de nossa autoria como o Meme da Semana. O assunto foi o inventor da Ethereum e cofundador da Foundation, Vitalik Buterin, que foi facilmente um dos personagens mais importantes da indústria este ano, como você pode ver pela publicação original que gerou o meme.
Em fevereiro, a investidora de criptomoedas, Lark Davis, compartilhou um meme muito popular que agora mostra de uma forma amarga o quão otimistas nós estávamos naqueles dias de inocência.
Em maio, Do Kwon, criador do projeto Terra, dona dos tokens UST e LUNA, tentou minimizar os rumores de que a UST estava prestes a perder a paridade com o dólar com outro meme.
Com o benefício do distanciamento histórico de alguns meses, à época, ele realmente não fazia ideia do quanto essa declaração iria envelhecer mal.
Antes do lançamento, a recém-chegada blockchain Aptos se apresentou como “o mais seguro e escalável blockchain de primeira camada” e foi apelidado por alguns como um “Destruidor de Solana.” No entanto, o lançamento de outubro foi caótico, para dizer o mínimo.
Os investidores foram desencorajados por uma forte alocação de tokens (49%) feita a desenvolvedores e investidores institucionais (VCs), dando origem a piadas de que a Aptos não era para o pequeno investidor comum.
Avançando para o Dia de Ação de Graças, os sócios dessa empreitada estavam cansados de anunciar sua próxima blockchain de primeira camada e correram para investir em I bonds protegidos da inflação, emitidos por ninguém menos que o Departamento de Tesouro do governo dos EUA.
A queda (e que queda) da FTX em memes
De longe, o evento mais lembrado no Cripto Twitter este ano (e possivelmente de todos os tempos) foi o colapso da corretora FTX.
Foi ainda mais surpreendente, dado que, quando o contágio do colapso da Terra começou a se espalhar, o criador da FTX, Sam Bankman-Fried, foi o primeiro bilionário a começar a abrir o caixa da exchange para resgatar outras empresas.
No início de novembro, ficou claro para todos que a FTX estava com problemas de liquidez. Os memes começaram a bombar no dia em que o concorrente Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance, se ofereceu para adquirir a exchange em crise.
O criador da Cardano, Charles Hoskinson, compartilhou um meme popular sobre o resgate oferecido. Sacou a referência?
Muitos pensaram que a oferta seria um evento histórico, incluindo a plataforma NFT multi-chain Magic Eden.
O analista de Bitcoin, Dylan LeClair, recebeu uma tonelada de risadas por conta de seu meme:
Nesse mesmo dia, o investidor em Bitcoin, Shaan Puri, publicou um longo e popular mergulho profundo na situação da FTX. No meio disso, ele compartilhou uma imagem de uma escadaria para o céu, com alguns nomes do setor cripto esperando por Bankman-Fried.
Um investidor de BNB compartilhou um cartaz imaginando a sequência do famoso filme “A Grande Aposta”, contando a história dos maiores desastres do ano … e CZ.
Sam Bankman-Fried acabou quebrando seu silêncio em várias threads no Twitter, desculpando-se repetidamente pela calamidade em massa que causou por sua má gestão épica do que era, à época, o auge de um império cripto. Mas às vezes desculpas não são o suficiente, Sam.
Uma simples “desculpe” não foi suficiente para manter as autoridades distantes, no entanto, com o fundador indiciado por oito acusações criminais por conta de seu papel nos colapsos da exchange.
Ainda assim, ele conseguiu aproveitar a temporada de férias com sua família, graças a uma fiança de US$ 250 milhões. Ele deve voltar ao tribunal no início de janeiro.
E, claro, não poderíamos encerrar sem um clássico, com SBF fazendo o papel que um dia já coube ao tatuado Mike Novogratz:
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB