Relatório do Citibank diz que bitcoin tem muitos desafios mas pode ter adoção em massa

De acordo com o banco, o Bitcoin tem duas opções para o seu futuro: adoção convencional ou implosão especulativa
Imagem da matéria: Relatório do Citibank diz que bitcoin tem muitos desafios mas pode ter adoção em massa

Foto: Shutterstock

O Citibank divulgou um relatório sobre o status atual e potencial futuro do Bitcoin, descrevendo a criptomoeda como a “estrela” da inovação.

O relatório faz várias afirmações sobre o potencial do Bitcoin. Uma das observações mais significativas no relatório é que, como um número crescente de empresas está aceitando Bitcoin, a criptomoeda já está se tornando popular. O relatório também afirma que a base do Bitcoin é marcadamente diferente de 2017, quando o Bitcoin era negociado quase exclusivamente como um ativo de varejo.

Publicidade

O relatório também sugere que o Bitcoin pode ser a moeda escolhida para o futuro comércio internacional. O relatório aponta o alcance global da criptomoeda, o design sem fronteiras e a falta de exposição em moeda estrangeira como características principais que podem conduzir a esse fenômeno.

Mas o fator mais importante que influencia se o Bitcoin se torna a moeda escolhida para o comércio internacional é a percepção. De acordo com o relatório, a percepção do Bitcoin mudou de um foco na tecnologia para um foco na capacidade da criptomoeda de resistir à censura e, finalmente, para um foco na escassez. No futuro, o foco pode mudar para a “globalidade” do Bitcoin e as redes de troca de valor, que, de acordo com o relatório, é quando o Bitcoin pode ser considerado um facilitador do comércio global.

“O Bitcoin está se tornando de fato a ‘Estrela do Norte’ do espaço de ativos digitais, com sua trajetória sendo vista como uma bússola para a evolução de um ecossistema mais amplo”, disse o relatório.

O Bitcoin também deve se beneficiar dos avanços – e da ampliação do uso da tecnologia – blockchain. Blockchains já estão sendo usados ​​de maneiras que vão além do Bitcoin e das criptomoedas em geral. Esses esforços, de acordo com o relatório, validam a tecnologia subjacente do Bitcoin e podem torná-lo popular.

Publicidade

Além disso, o relatório sugere que o Bitcoin – e outras criptomoedas – estão se tornando mais interligados com o sistema de moeda fiduciária tradicional. Quando o Bitcoin foi inventado, ele operava fora das finanças tradicionais. As moedas da Fiat foram convertidas dentro e fora do mercado cripto, mas agora, isso também está mudando.

Com a decisão do PayPal de adicionar Bitcoin à sua plataforma em 2020, agora é muito mais fácil ver como o Bitcoin está ainda mais integrado às finanças tradicionais. “Tudo o que o usuário precisa fazer é escolher pagar em Bitcoin, e o PayPal cuidará do resto da transação”, disse o relatório, acrescentando: “Esta é uma melhoria marcante na capacidade de o dinheiro se mover entre os dois ecossistemas”.

Os riscos para o sucesso do Bitcoin

No entanto, apesar de algumas das avaliações mais otimistas sobre o futuro do Bitcoin, o relatório do Citi também lida com alguns dos maiores obstáculos que o Bitcoin pode encontrar.

Um desses obstáculos é o risco de que outras criptomoedas superem e substituam o Bitcoin. Em apoio a essa visão, o relatório aponta para o fato de que a capitalização de mercado do Bitcoin aumentou 2,70x em 2020, mas a capitalização de mercado para altcoins – criptomoedas que não Bitcoin – aumentou 3,75x durante o mesmo período.

Publicidade

Isso significa que a participação do Bitcoin no mercado cripto está diminuindo. Em 2019, o domínio do mercado do Bitcoin era de 69%, mas caiu para 62% em 2020.

O Bitcoin também pode ser vítima do ambiente macroeconômico em desenvolvimento. O relatório sugere que uma das razões pelas quais os investidores institucionais estão comprando o Bitcoin é porque eles estão convencidos de que é uma proteção contra a inflação e a desvalorização da moeda.

A preocupação com a inflação aumentou durante a pandemia de COVID-19, mas a maior economia do mundo está mostrando sinais de recuperação. A China demonstrou um crescimento econômico positivo em 2020, apesar de ser o epicentro do COVID-19. O relatório afirma que esse crescimento pode desviar o interesse do Bitcoin à medida que os investidores realocam o capital de volta aos mercados tradicionais.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co