moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)
Shutterstock

A regulamentação do mercado de criptomoedas no Brasil será uma das prioridades para o Banco Central entre 2025 e 2026. A instituição informou sobre o objetivo de lidar com o tema em uma entrevista coletiva transmitida pelo YouTube na quinta-feira (24) na qual esclareceu qual será sua agenda regulatória para o próximo ano e meio.

A entrevista foi concedida pelo diretor de regulação do BC, Gilneu Vivan, que afirmou que a expectativa é que as normas sobre o mercado cripto sejam publicadas no segundo semestre deste ano.

Publicidade

O BC foi apontado como responsável pela regulamentação do setor cripto pelo Poder Executivo, conforme prerrogativa prevista na Lei 14.478/22. Desde então, passou a criar diversas consultas públicas para colher as opiniões de empresas, entidades civis e agentes do mercado sobre como devem ser feitas as regras do mercado. 

Foram três consultas públicas, todas já encerradas: as consultas 109/2024 e 110/2024 tratavam da regulamentação da atuação das Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais (PSAVs), regras de funcionamento, cobranças de tarifas, o processo de autorização para entrada no mercado e outros detalhes de como deve ser a atuação destas empresas.

Já a Consulta Pública 111/2024 tinha como proposta regular as operações de câmbio feitas por empresas do setor de criptomoedas. Conforme detalha o comunicado para a imprensa, o objetivo da proposta é “levar segurança jurídica para a prestação desses serviços para os cidadãos e empresas, assim como aumentar a competitividade e a eficiência do mercado de câmbio”.

Durante a entrevista, Vivan foi questionado se o BC pretende abarcar algum tema que não foi tratado nas consultas públicas. O executivo citou o caso das stablecoins, que estão sendo debatidos no Congresso em projeto de lei. “Na medida em que avance o PL no Congresso, certamente isso vai ser objeto de alguma regulamentação da nossa parte”, disse.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Campanha de malware mira carteiras de criptomoedas com software falso de conversão de PDF

Campanha de malware mira carteiras de criptomoedas com software falso de conversão de PDF

Sites maliciosos imitam o legítimo conversor de arquivos PDFCandy, mas em vez de carregar o software verdadeiro, o malware é baixado
Moeda de dogeoin

Nasdaq solicita mudança de regra para listar ETF de Dogecoin da 21Shares 

Bitwise e Grayscale também solicitaram ETFs que rastreiam a memecoin DOGE
Smartphone mostra logotipo da Receita Federal; ao fundo, um leão

MB oferece ferramentas para simplificar declaração de criptoativos no Imposto de Renda Pessoa Física

Plataforma do MB é a única corretora do Brasil a ofertar Relatório de Operações detalhado e orientações para investidores
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Empresa de Trump fecha parceria com Crypto.com para lançamento de ETFs de criptomoedas

Crypto.com irá fornecer a tecnologia para custódia das criptomoedas e o produto financeiro será gerido pela firma Yorkville America Digital