Imagem da matéria: Reguladores debatem responsabilidade da OKX na lavagem de dinheiro do hack da Bybit
(Foto: Shutterstock)

Autoridades de países da União Europeia estão investigando o uso de um serviço da OKX para lavagem de parte dos R$ 8 bilhões roubados da corretora Bybit por hackers ligados ao governo da Coreia do Norte.

O tema foi debatido em Paris no dia 6 de março, durante reunião do European Securities and Markets Authority’s, entidade responsável por fortalecer a integridade do mercado financeiro europeu, conforme informações da Bloomberg.

Publicidade

A questão se dá em torno do OKX Web 3, um serviço de carteiras autocustodiadas que a corretora afirma ser também uma plataforma descentralizada que dá acesso a diferentes blockhains. Os hackers norte-coreanos lavaram US$ 100 milhões por meio deste serviço, afirmou a Bybit. 

A discussão dos reguladores tem o objetivo de delimitar se o serviço da OKX Web 3 está no escopo do MiCA, legislação que regulamenta o mercado cripto na Europa e que está em vigor desde junho de 2023. A corretora tem sede nas Ilhas Seychelles e sua licença MiCA para atuar dentro da União Europeia foi obtida em Malta.  

Representantes da Áustria e Croácia defenderam na reunião que o serviço Web3 é abarcado pelas regras do MiCA, independente do serviço ser descentralizado. 

Algumas das evidências são de que a interface da OKX Web3 está diretamente integrada ao site da corretora e os termos de uso da plataforma afirmam que sua principal operadora é a OKX Singapura. 

Publicidade

Outro ponto de debate é se o episódio também é uma violação ao conjunto de sanções que o bloco da União Europeia impõe à Coreia do Norte. 

Sobre a série de acusações, a OKX negou irregularidades e disse estar auxiliando no rastreio do dinheiro roubado. “As alegações de envolvimento da OKX na lavagem de qualquer quantia de dinheiro são imprecisas e absurdas. Estamos auxiliando a Bybit no rastreamento de endereços de carteira e bloqueando os necessários em tempo real”, disse a exchange em um comunicado enviado por e-mail à Bloomberg.

“Seguimos as leis locais, trabalhamos em estreita colaboração com os reguladores e respondemos às solicitações conforme chegam”, concluiu a empresa. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com logo do aplicativo Robinhood com fundo com mesmo logo

Elon Musk e OpenAI atacam ações tokenizadas da Robinhood; entenda a polêmica

As ações tokenizadas da Robinhood foram alvo de críticas do criador do ChatGPT e de Elon Musk, que afirmam que o produto não oferece participação real nas empresas
Imagem da matéria: Republicanos dos EUA lançam 'Semana Cripto' para impulsionar leis sobre ativos digitais

Republicanos dos EUA lançam ‘Semana Cripto’ para impulsionar leis sobre ativos digitais

Republicanos da Câmara dos EUA coordenam ofensiva legislativa para reformular a regulação cripto no país e barrar futuras moedas digitais emitidas pelo governo
Imagem da matéria: XRP, DOGE e Solana disparam após recorde histórico do Bitcoin

XRP, DOGE e Solana disparam após recorde histórico do Bitcoin

O Bitcoin atingiu um novo recorde histórico nesta segunda-feira, impulsionando altcoins como Sui, XRP e DOGE a ganhos expressivos
Imagem da matéria: Criptomoedas caem após Trump reacender tensões comerciais com novas tarifas

Criptomoedas caem após Trump reacender tensões comerciais com novas tarifas

As altcoins recuaram depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos de envio de cartas a parceiros comerciais detalhando novas tarifas