O Gabinete do Controlador da Moeda (OCC), órgão regulador responsável pelo controle e supervisão dos bancos dos EUA, está permitindo que todos os bancos nacionais forneçam serviços de custódia para criptomoedas.
Em uma carta pública datada de 22 de julho, disponibilizada pelo Coindesk, o vice-controlador sênior e conselheiro sênior Jonathan Gould escreveu que qualquer banco nacional, independente do tamanho, pode manter ativos digitais para seus clientes.
Atualmente, apenas empresas específicas, com aval do regulador financeiro do estado, poderiam oferecer esse tipo de serviço.
A carta afirma que os bancos “podem oferecer serviços de armazenamento mais seguros em comparação com as opções existentes” e que tanto os consumidores quanto os consultores de investimentos podem querer usar custodiantes regulamentados para garantir que não vão perder suas chaves privadas e terão acesso aos seus fundos.
“A OCC reconhece que, à medida que os mercados financeiros se tornarem cada vez mais tecnológicos, provavelmente haverá uma necessidade crescente de bancos e outros provedores de serviços alavancarem novas tecnologias e formas inovadoras de fornecer serviços tradicionais em nome dos clientes”, diz a carta.
A OCC é atualmente liderada por Brian Brooks, um ex-executivo da Coinbase, maior bolsa de criptomoedas dos EUA, que entrou no órgão regulador no início deste ano.