Imagem da matéria: Receita Federal muda prazo para declaração do Imposto de Renda e afeta quem tem bitcoin
Foto: Shutterstock

A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (05) que o prazo para entrega do Imposto de Renda foi prorrogado até o dia 31 de maio deste ano. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

Os motivos do aumento prazo não são informados, mas parece resultado da série de mobilizações que se iniciaram na Receita desde que o Governo aprovou, em dezembro, o Orçamento de 2022, que não prevê reajuste salarial para os servidores do órgão.

Publicidade

Em dezembro, a categoria deu início a pedidos de exoneração. Só na Receita Federal de Foz do Iguaçu (PR) 11 auditores de chefias entregaram o cargo, segundo o G1.

Depois, em março desse ano, os auditores da SAVIN, área de inovação da Receita Federal (RFB) onde atuam os profissionais de TI e Cientistas de Dados, responsáveis por atualizações nos programas da Receita, assinaram um manifesto de adesão à mobilização dos Auditores Fiscais, segundo publicação do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita (Sindifisco).

A contadora Ana Paula Rabello ressaltou em seu site que essa prorrogação era prevista, pelo “fato de que este ano tivemos atraso da disponibilidade do programa, do Perguntão 2022, e inclusive estamos tendo diversos atrasos provocados por instabilidades no site da RFB”.

Guia para declarar cripto no Imposto de Renda

Mercado Bitcoin disponibilizou para download na quinta-feira (17) a edição 2022 do ebook “Como declarar Bitcoin e outros criptoativos”, lançado em parceria com Rabello.

Publicidade

A nova versão foi atualizada com as últimas regras da Receita Federal divulgadas no começo do calendário do IRPF 2022, ou seja, o material dedicado aos investidores de moedas digitais já explica, por exemplo, como usar o código específico para tokens não fungíveis (NFTs) na hora de declará-los, bem como as stablecoins, como Tether (USDT).

Em resumo, o ebook comenta as obrigações fiscais, desde os impostos devidos até a ‘Declaração de Cripto Ativos’ da  IN 1888 (Instrução Normativa da Receita Federal), abordando desde operações com criptomoedas, passando por pagamento de impostos sobre criptoativos, até o passo a passo de como regularizar o CPF.

“É um hub de informações não só para quem vai declarar seus criptoativos, mas para contadores que querem entender mais sobre esse universo”, disse em nota Rabello.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira dos EUA no fundo

Democratas podem recuperar votos cripto com saída de Biden, segundo especialistas

Novo candidato democrata, ainda a ser definido, está sendo incentivado a reconhecer as criptomoedas como uma tecnologia de força
Imagem da matéria: Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

Mercado Bitcoin finaliza o Batch #4 do Next e anuncia participação no próximo programa de aceleração

A iniciativa reuniu startups com o objetivo de desenvolver soluções que aprimorassem a experiência do cliente no universo DeFi
Lionel Messi jogador de futebol durante partida pela seleção da Argentina

Tokens da Argentina e Espanha despencam mais de 20% após títulos; entenda por quê

Tokens oficiais das seleções da Argentina e Espanha caíram entre 22% e 25% após as vitórias de domingo
Calicatura de Kamala Harris

Memecoin de Kamala Harris atinge recorde após chances de indicação subirem para 90%

O token KAMA valorizou mais de 50% somente nas últimas 24 horas