O blockchain do Bitcoin não é apenas um registro de transações, mas também de mensagens. Mineradores e usuários versados em esteganografia – a arte de ocultar uma mensagem, imagem, vídeo ou outros dados dentro de um arquivo comum – têm ocultado dados no blockchain desde que o primeiro bloco foi extraído em 2009.
Como resultado, o blockchain do Bitcoin se tornou uma vasta coleção de mensagens ocultas, cobrindo tudo, desde o suporte para alterações de protocolo de mineradores de Bitcoin a manchetes de jornais, palavrões, arte, música e filmes, juntamente com registros de casamentos, obituários e nascimento de pelo menos uma criança.
Esse abuso criativo do protocolo de transação mais inovador de nossos tempos certamente fornecerá aos historiadores do futuro um artefato cultural único. Mesmo se o Bitcoin morresse, centenas de milhares de cópias do blockchain permaneceriam. Essas mensagens, indiscutivelmente, existirão enquanto a humanidade, e projetos como Doomsday Blockchain e Messages from the Mines estão determinados a imortalizá-los.
Aqui estão alguns dos mais icônicos
1 – A manchete The Times no bloco Genesis
A mensagem mais famosa do Bitcoin está contida no primeiro bloco minerado.
A mensagem foi incluida por Satoshi Nakamoto e consiste na manchete da primeira página do jornal The Times, de 3 de janeiro de 2009: “Chanceler à beira do segundo resgate para bancos”.
A manchete refere-se a mais resgates de bancos britânicos durante a crise financeira de 2008, que Nakamoto usou para chamar a atenção para a nova moeda peer-to-peer que ele esperava um dia substituiria um sistema monetário vigente.
2 – A mensagem do halving de 2020
O Bitcoin passa por um evento chamado halving a cada quatro anos, um processo é reduzido pela metade as recompensas dos bloco minerados. O evento ocorre de acordo com as regras predefinidas no código do Bitcoin; as recompensas da mineração são cortadas pela metade e muitas vezes estão associadas a um aumento no preço. Como resultado, tornou-se uma espécie de divisor de águas para os investidores do Bitcoin.
No último halving, em maio de 2020, no penúltimo bloco, 629.999, a mineradora F2Pool optou por homenagear a origem do Bitcoin, e imortalizar a nova crise financeira. Eles incluíam uma manchete do New York Times, datada de 9 de abril de 2020, que dizia: “Com injeção de US$ 2,3 trilhões, o plano do Fed supera em muito o resgate de 2008”.
Leia Também
3 – Julian Assange: “Estamos bem”
Em 2016, rumores de que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, estava morto circulavam no fórum do 8chan. Temendo que sua conta no Twitter tivesse sido comprometida, o Wikileaks optou por uma resposta incomum.
Usando vários endereços de Bitcoin diferentes pertencentes ao Wikileaks, a organização sem fins lucrativos publicou a notícia: “Estamos bem 8chan”. O usuário khan do Steemit documentou as transações aqui.
Esta não é a única vez que o Wikileaks usou o blockchain do Bitcoin para mensagens. De acordo com o pesquisador de dados Ken Shiriff, eles também incorporaram um arquivo de 2,5 megabytes no “Cablegate” com uma mensagem para o inventor do Bitcoin: “Liberdade de expressão e livre iniciativa! Obrigado Satoshi! ”
4 – Tributo a Len Sassaman
Uma homenagem ao criptógrafo Len Sassaman foi colocada no blockchain do Bitcoin após sua morte, pelos colegas programadores Dan Kaminsky e Travis Goodspeed.
5 – Uma mensagem bíblica para se proteger contra a “Marca da Besta”
Quando o bloco 666.666 aconteceu em janeiro de 2020, um minerador decidiu que uma proteção extra era necessária e inscreveu uma mensagem bíblica no bloco.
O número, 666.666, a chamada “Marca da Besta”, está associado ao Diabo ou ao Anticristo. A mensagem deixada no bloco, de acordo com o guia de significado bíblico Bibref, pode ser interpretada como significando viver para o bem dos outros, ser honesto consigo mesmo e superar o mal com o bem – um aceno ao etos central do Bitcoin: um sistema monetário justo e inclusivo para todos.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co