Após um encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin e funcionários da área financeira, os reguladores decidiram regular oficialmente a mineração e o fornecimento de criptomoedas como o bitcoin.
O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, revelou detalhes da reunião da semana passada sobre criptomoedas e tecnologias financeiras entre Putin e os principais reguladores e autoridades financeiras russas. O encontro com o presidente também contou com a presença da chefe do banco central, Elvira Nabiullina, da vice-chefe Olga Skorobogatova, do assessor presidencial Andrei Belousov e do CEO da FinTech Qiwi, Sergei Solonin.
“O presidente expressou as questões relacionadas a criptomoedas”, afirma a agência de notícias russa TASS, citando Siluanov, com preocupações relacionadas especificamente com a legislação contra a lavagem de dinheiro e o processo de KYC (conhecer seu cliente).
Siluanov declarou:
É por isso que concordamos que o estado deve controlar o processo de emissão de criptomoedas e sua circulação. O estado deve assumir o controle sobre isso.
O ministro revelou ainda discussões para esse fim na elaboração e adoção de projetos de lei que regulamenta a mineração e a circulação de criptomoedas no país.
“Não vou falar sobre parâmetros específicos agora, mas, em geral, concordamos que o estado deve liderar esse processo e regulá-lo no nível legislativo”, acrescentou o ministro das Finanças.
De acordo com o vice-ministro das Finanças da Rússia, Alexei Moiseev, um funcionário que liderou o esforço autoritário para proibir o bitcoin na Rússia desde 2015, Putin apoiou a posição do Ministério das Finanças em relação às criptomoedas.
Moiseev afirmou em citações relatadas pela TASS:
Os conceitos que promovemos foram aceitos. Dizemos que são necessárias restrições nas compras e vendas, criação de contas, tributação dos mineradores e assim por diante.
Leia Também: Banco Central da Rússia se Opõe à Legalização das Criptomoedas com Medo de Perder o Controle
Limitando as compras de criptomoedas
Moiseev também disse aos jornalistas que o Ministério das Finanças está propondo limites para as compras de criptomoedas por indivíduos. Legislador russo e chefe do comitê de mercados financeiros no Parlamento russo, Anatoly Aksakov propôs o projeto de lei regulatório para conter um limite máximo de 100.000 rublos (aproximadamente US$ 1.750) com um valor de 600.000 rublos (US $ 10.370) também em consideração.
Moiseev afirmou:
Sim, existe essa tal ideia, nós a apoiamos. Devemos discutir os montantes. Devemos olhar para a prática internacional.
Segundo o ministro das Finanças, Siluanov, o projeto de lei para regular as criptomoedas na Rússia “estará pronto” até o final do ano.
A Rússia junta-se à China, ao Japão e à Austrália entre outras nações ao fazer movimentos regulatórios notáveis para o espaço das criptomoedas este ano. Enquanto as autoridades russas elaboram detalhes sobre a próxima lei regulatória, Putin também ordenou que os funcionários financeiros explorassem e, em última instância, emitissem uma criptomoeda estatal própria da Rússia, a cryptoruble.
Leia Também: Mineração de Bitcoin é Mais Rentável do que Tráfico de Drogas e Armas na Rússia