O ecossistema Solana continua chamando a atenção este ano.

Após sua recente integração ao Brave, o terceiro navegador de internet mais baixado do mundo, e o recorde de valor total bloqueado (ou TVL, na sigla em inglês) no ecossistema de Finanças Descentralizadas (DeFi) do Solana em outubro, uma rede de desenvolvedores acabou de arrecadar fundos para continuar seu dinamismo.

Publicidade

Neon Labs arrecadou US$ 40 milhões pela venda de seu token nativo NEON a diversos investidores de destaque. Jump Capital liderou o investimento, junto com Solana Capital, Three Arrows Capital, Ethereal Ventures, dentre outros.

Parceiro no Jump Capital, Saurabh Sharma afirmou que o investimento foi motivado pelas similaridades entre o produto da Neon Labs, a Neon EVM (Ethereum Virtual Machine) e a Virtual Machine do Java.

Uma máquina virtual, seja na Ethereum ou no Java, opera da mesma forma que seu computador físico ou notebook em termos de armazenamento de arquivos, conexão à Internet, execução de programas e mais.

No entanto, a principal diferença é que uma máquina virtual depende apenas de código de programação em vez de hardware.

“Neon fornece uma funcionalidade similar ao permitir que desenvolvedores combinem contratos autônomos já testados para blockchains compatíveis com a EVM com o paralelismo e a extremamente rápida camada de execução do Solana. Em um mundo multichains, Neon tem o potencial de ser o principal alicerce de infraestrutura que gera tantas possibilidades de escalabilidades”, afirmou ela.

Publicidade

Neon EVM permite que desenvolvedores facilmente migrem projetos da Ethereum, como Uniswap e Aave, diretamente para a rede Solana.

Na verdade, isso vale para que qualquer serviço de uma plataforma que seja compatível com EVM, como Avalanche e Tron, possa ser simplesmente copiado para o Solana.

Apesar de Neon EVM ainda estar em fase de testes, Neon labs está se preparando para seu lançamento completo após a notícia de financiamento desta terça-feira (9).

“Sushi, Aave e diversas outras dapps [aplicações descentralizadas] confirmaram seu interesse em implementar Neon EVM, mas precisam que nós disponibilizemos integrações com os fornecedores de infraestrutura para fazê-lo”, afirmou Marina Guryeva, diretora do Neon Labs.

“Essa é a nossa primeira prioridade em paralelo ao lançamento da rede principal. Acredito que com todo esse interesse e apoio, Neon EVM está destinado a preencher, com sucesso, a lacuna entre Ethereum e Solana.”

Publicidade

Levando Ethereum ao Solana e vice-versa

A principal vantagem de desenvolver tal ponte é reduzir custos sem perder a utilidade. Atualmente, executar trades no SushiSwap pode custar centenas de dólares, por exemplo. No Solana, as mesmas atividades custam frações de um centavo.

No entanto, por conta do reconhecimento da marca SushiSwap e de seu conjunto de recursos, reconstruir uma cópia no Solana (e desenvolver uma comunidade em torno dela) é desafiador.

Além disso, a proposta da Neon EVM permite que equipes de desenvolvedores de populares projetos na Ethereum expandam sua comunidade para outro blockchain.

SushiSwap já se expandiu para dezenas de blockchains diferentes, de acordo com o DeFi Llama. O projeto de staking Lido também já está disponível tanto no Solana como na Ethereum.

Com um novo financiamento em mãos, Neon Labs espera continuar essa tendência e levar os produtos mais populares da Ethereum ao Solana.

Publicidade

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas douradas de Bitcoin (BTC) em frente a um gráfico de preço de alta

Manhã Cripto: Bitcoin e Ethereum ensaiam alta; BC fala em atraso do Drex e lei para stablecoins pode avançar nos EUA

O clima ainda é de cautela para as criptomoedas depois de comentários do presidente do Fed sobre manter os juros elevados e o risco de retaliação de Israel ao recente ataque do Irã
Imagem da matéria: Arthur Hayes está pessimista em relação ao halving do Bitcoin — aqui está o motivo

Arthur Hayes está pessimista em relação ao halving do Bitcoin — aqui está o motivo

O ex-CEO da BitMEX espera que o halving do Bitcoin “adicione gasolina a uma grande queima de criptoativos”
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance é transferido para prisão subterrânea na Nigéria 

A Justiça transferiu Tigran Gambaryan para presídio após fuga de seu colega da Binance que também estava detido na Nigéria
Imagem da matéria: PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

PF prende hacker que vendia dados de 223 milhões de brasileiros por criptomoedas

“Vandathegod” foi responsável pelo maior vazamento de dados da história do Brasil