Imagem da matéria: Preço médio das NFTs cai 70%; o hype passou?
Foto: Shutterstock


Depois do ‘boom’ registrado nos primeiros dois meses do ano, o mercado de NFTs (tokens não fungíveis) deu uma esfriada no início de abril, segundo dados da plataforma nonfungible.com.

O preço médio de uma NFT nesta semana, por exemplo, está na casa dos US$ 1.400, valor 70% menor do que os quase US$ 4 mil registrados em meados de fevereiro.

Publicidade
Fonte: nonfungible.com

Já o volume de negociações semanais, ainda segundo o nonfungible, teve uma redução de 50%, passando de 80 mil por semana no pico de março para 40 mil em abril.

O site The Block também publicou gráficos sobre o mercado. Os dados, no entanto, só levam em consideração informações dos principais NFTs, como NBA TopShot, Axie Infinity e CryptoPunks.

No auge do setor – 21 de fevereiro – o volume de negociação NFT semanal atingiu US$ 197 milhões, sendo US$ 125,3 milhões (64%) só do NBA TopShot, segundo o portal.

Fonte: The Block

Nesta semana, o volume caiu para US$ 27 milhões – uma queda de 86% em relação ao topo de dois meses atrás. O CryptoPunks foi responsável por metade das negociações – cerca de US$ 14 milhões.

Publicidade

Hype passou?

Melissa Gilmour, fundadora da agência de criptoarte Lily & Piper, baseada no Reino Unido, disse para o site The Art Newspaper na quinta-feira (8) que uma queda no valor era “inevitável”, pois há uma “saturação excessiva de plataformas” no mercado.

Ela falou, no entanto, que não vê a queda como algo permanente: “Há elementos de um ciclo de hype, mas ainda vemos (o NFT) como uma imensa oportunidade de longo prazo”.

Já Samson Mow, diretor de estratégia da Blockstream – uma companhia de tecnologia e criptomoedas localizada no Canadá – tem opinião diferente.

Ele disse para o site Finance Magnates nesta sexta-feira (9) que houve muito “exagero” em torno dos NFTs’, que agora estão “morrendo lentamente”:

“Uma vez que a maioria dos NFTs de hoje não faz muito sentido nem fornece muito valor, veremos esse exagero diminuir e os preços de muitos tokens não fungíveis despencarem”.

Publicidade

Artistas e empresários

Se NFT é apenas um hype ou veio para ficar, só o tempo irá dizer.

De qualquer forma, a tecnologia deu a artistas, que tinham dificuldade de viver por meio da venda de seus projetos autorais, uma nova forma de ganhar dinheiro.

Até o mês passado, artistas brasileiros venderam cerca de 136 mil NFTs (tokens não fungíveis), faturando mais de US$ 1 milhão.

Além disso, o NFT continua atraindo atenção da grande mídia – que até alguns meses atrás dava pouco espaço para o mercado de criptomoedas – e de empresários do mercado tradicional, como o youtuber de finanças Thiago Nigro, mais conhecido como Primo Rico.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Como um ativo se torna um token? A espinha dorsal da nova infraestrutura financeira

Como um ativo se torna um token? A espinha dorsal da nova infraestrutura financeira

Afinal de contas, como um ativo se transforma em um token dentro da blockchain? 
Quem é Javier Milei_ O novo presidente bitcoiner da Argentina

Criptomoeda de Milei destruiu R$ 1,4 bilhão em riqueza de investidores

Dados da blockchain contradizem Milei, que minimizou os prejuízos gerados pela LIBRA
Imagem da matéria: Homem viraliza ao escalar letreiro de Hollywood para promover memecoin

Homem viraliza ao escalar letreiro de Hollywood para promover memecoin

Um homem foi detido pela polícia no sábado depois de escalar o letreiro de Hollywood para promover sua memecoin da Solana
Imagem da matéria: Milei já divulgou pirâmide financeira com criptomoedas no passado

Milei já divulgou pirâmide financeira com criptomoedas no passado

O presidente da Argentina promoveu uma memecoin que alguns chamam de “rug pull”; mas esse não é o primeiro golpe cripto que ele se envolve