O premiado do Nobel, Robert Shiller, está bastante seguro de que o bitcoin entrará em colapso, mas ele não tem certeza de quando esse colapso ocorrerá.
Shiller, um professor da Universidade de Yale que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2013, disse à CNBC que o bitcoin provavelmente “colapsará totalmente e será esquecido”, embora possa demorar até 100 anos.
“Isso me faz lembrar da bolha da Tulipa na Holanda na década de 1640. Nós ainda pagamos por tulipas até agora e, às vezes, elas são caras. (Bitcoin) pode desmoronar totalmente e ser esquecido e acho que esse é um bom resultado provável, mas pode demorar muito tempo, pode estar aqui em 100 anos”, disse Shiller.
Shiller disse que o bitcoin não tem valor fora do “consenso comum de que tem valor”, o que o torna diferente do ouro e outras commodities.
“Não tem nenhum valor, a menos que haja algum consenso comum de que tem valor. Outras coisas como o ouro teriam pelo menos algum valor se as pessoas não percebessem isso como um investimento “, disse ele, acrescentando que” não sabe o que fazer do bitcoin em última instância”.
É impressionante que um prêmio nobel de economia não considere que valor é subjetivo. O ouro também não teria valor nenhum sem um “consenso comum de que tem valor”. O mesmo vale para qualquer coisa no mundo.
O valor advém de quanto uma pessoas está disposta a pagar por aquilo.
Tudo pode acabar em 100 anos. Cada dia a tecnologia nos leva a caminhos totalmente novos e ninguém sabe o que será daqui a 10 anos, o que dirá 100 anos. Portanto, tal afirmação vinda de um nobel de economia é a mesma coisa que nada.
O que você acha da opinião do Robert Shiller? Deixe seu comentário.
Leia Também: Tudo Sobre Tron: A Criptomoeda que Quer Criar a Nova Internet
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br