O aplicativo de mensagens Discord rapidamente se tornou o principal lar para organizações autônomas descentralizadas (ou DAOs, na sigla em inglês), a mais recente novidade do mundo cripto.
DAOs são grupos de trabalho que se unem com um propósito em comum, como o investimento em tokens não fungíveis (ou NFTs) ou o desenvolvimento de ferramentas em blockchain e não tem possuem um único supervisor. Grande parte delas funciona exclusivamente no Discord.
Por isso, foi surpreendente descobrir que muitos dos principais usuários do Discord odeiam bastante cripto. Na segunda-feira passada (8), Jason Citron, fundador do Discord, tuitou uma possível integração da plataforma com as carteiras cripto MetaMask e WatterConnect.
A retaliação dos usuários do Discord foi estridente e imediata.
“Mal posso esperar para dizer aos meus amigos que Discord está encorajando esquemas de pirâmide de grande custo ao meio ambiente”, tuitou um usuário, encorajando pessoas a cancelarem suas assinaturas ao Nitro, o serviço premium do Discord.
Outro usuário tuitou: “O Discord precisa passar por uma queda de receita para impactar suas decisões AGORA, então esta é a melhor hora de cancelar assinaturas e agir”.
Na quarta-feira (10), Citron desistiu de implementar o recurso cripto: “Obrigado a todos por todas as perspectivas. Agora não temos planos para avançar esse conceito interno”.
Isso é ruim, pois o Discord tem a chance de se tornar a principal rede social para todo o setor cripto. Agora, está em uma disputa acirrada contra o Twitter e o Telegram. No entanto, Discord estava ganhando rapidamente.
De acordo com Lauren Garcia, conselheira da PubDAO, em um papo com Josh Quittner, fundador do Decrypt, em sua coluna DAO Diary do mês passado: “Não lembro do Discord no ciclo de alta de 2017 (tudo era sobre o Telegram na época).
De certa forma, [o setor cripto] migrou para o Discord por ter mais ferramentas”.
Na verdade, o tuíte inicial de Citron era uma resposta a uma publicação do blogueiro Packy McCormick, que falou sobre como DAOs migraram para o Discord por conta de suas úteis ferramentas de gestão de grupos.
“Se você está criando uma DAO hoje, é extremamente provável que você escolha o Discord para [criar] bots de alavancagem”, escreveu McCormick.
“Essas ferramentas dão superpoderes à sua comunidade que você não pode acessar integral em outro lugar […]. O Discord precisa se entrar nessa”.
Citron tentou fazer justamente isso, mas o tiro saiu pela culatra. Seu aplicativo foi desenvolvido para gamers e esses gamers não querem que Discord apoie cripto (mas será que já sabem sobre todas as DAOs que já existem lá? Alguém quer contar isso a eles?).
Amy Wu, parceira da Lightspeed Ventures que investiu bastante em jogos NFT, como Axie Infinity, não se surpreendeu com a represália, mas acredita que, no futuro, gamers podem se afeiçoar a cripto.
Afinal, mundos do metaverso, como Axie, Decentraland e The Sandbox já fundem NFTs com jogos.
“Acredito que gamers já sabem que existe uma profunda tendência de sentimento anticripto na comunidade hardcore de jogos”, afirmou Wu em uma mesa redonda do Decrypt na última sexta-feira (12).
“Realmente acreditam que existem muitos esquemas. Pessoas que estão trabalhando na interseção de jogos e cripto realmente precisam pensar em como interagir, de forma autêntica, ambas as comunidades, pois são comunidades bem distintas hoje em dia. Acredito que, no futuro, irão se fundir, mas essa não é a realidade atual.”
Mas alguns usuários do Discord parecem muito irredutíveis.
Mesmo após Citron ter tuitado que o Discord não irá acrescentar uma carteira cripto, um usuário respondeu: “Lembrem-se: não façam o re-sub de seu Nitro até o Discord apresentar uma dura postura anticripto. Mudar de ideia no Twitter é fácil e CEOs esperam que você se esqueça disso daqui a um mês e implementar [a carteira] de qualquer forma”.
Zulip, um aplicativo de mensagens adversário, já está tentando usar a confusão cripto para se promover: “Nosso comprometimento: @zulip não irá integrar uma carteira de criptoativos, emitir criptoativos, promover NFTs ou tentar se beneficiar da ‘febre do ouro’ dos criptoativos”, tuitou.
Pessoalmente, acho o Discord extremamente barulhento, mas também vejo por que funciona tão bem para DAOs, com seus canais permissionados e séries de propostas.
O Discord é a plataforma mais promissora para combinar os bons atributos de cripto e Web 3, incluindo ferramentas de governança que podem investigar esquemas.
Se o Discord se aliar aos gamers e resistir a cripto, arrisca perder DAOs e as pessoas envolvidas com cripto para outra plataforma, como Telegram ou Signal, e perder o futuro.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.