Imagem da matéria: Polygon vai substituir token MATIC por POL em setembro; entenda
Polygon caminha para novo modelo de decisões (Foto: Shutterstock)

Os desenvolvedores da Polygon agendaram para 4 de setembro o início da substituição do token MATIC para POL, de acordo com uma postagem no blog feita nesta quinta-feira (18). A migração está em andamento há muito tempo – a equipe anunciou o plano pela primeira vez no ano passado.

Durante esse período, o cofundador da Polygon, Sandeep Nailwal, disse no X que muitas vezes lhe perguntam quando isso acontecerá.

Publicidade

“Um pedido recorrente da comunidade era ter uma data definitiva para a migração do MATIC [para] POL”, escreveu ele.

Os desenvolvedores da Polygon decidiram incluir uma transição do token MATIC atual para um novo token POL em uma grande atualização de protocolo. A troca de tokens faz parte de um movimento mais amplo para que a Polygon se torne uma “rede de redes”.

A atualização do POL foi implementada em 17 de julho em uma rede de teste para identificar possíveis problemas, como bugs e vulnerabilidades, de acordo com a postagem da Polygon Labs. Este teste de baixo risco visa diminuir a probabilidade de a atualização ocorrer lateralmente na rede principal, onde os usuários e ativos reais estão localizados.

O que é POL?

A equipe da Polygon considera o POL um “token de 3ª geração”, sendo a primeira geração Bitcoin e a segunda Ethereum. Após 4 de setembro, o POL servirá como gás nativo e ativo de staking para a blockchain de Prova de Participação (PoS) da Polygon, além de validar cadeias em seu ecossistema de rede agregado.

O POL permitirá que os detentores se tornem validadores em cadeias baseadas na Polygon, enquanto o MATIC será descontinuado como parte da atualização.

Publicidade

Como será a migração de MATIC para POL?

O anúncio de hoje destacou que os usuários que possuem MATIC na blockchain da Polygon terão seus tokens atualizados para POL sem nenhuma ação necessária de sua parte.

Ainda assim, pode ser necessária uma atualização das configurações de chamada de procedimento remoto na carteira para garantir que os tokens sejam listados como POL em vez de MATIC.

Aqueles que possuem MATIC no Ethereum, uma plataforma zkEVM ou exchanges centralizadas podem precisar tomar medidas para atualizar para o POL, escreveu a equipe em seu blog. A migração no Ethereum pode ser realizada enviando tokens para o contrato de migração ou usando exchanges descentralizadas (DEXs) ou agregadores de DEX.

Os detentores que usam zkEVMs precisam conectar seus tokens a blockchain do Ethereum e seguir as instruções acima ou usar um agregador zkEVM DEX ou DEX.

Publicidade

O MATIC mantido em exchanges centralizadas será tratado de forma diferenciada caso a caso, então os usuários deverão consultar as informações apresentadas pela corretora que detém seus tokens.

Ainda assim, o anúncio sugere que provavelmente nenhuma ação será necessária na maioria das principais exchanges centralizadas de criptomoedas.

Não foi definido um prazo para os usuários concluírem a troca. Anteriormente, havia rumores de que seriam quatro anos ou mais, mas o anúncio observa que “a comunidade terá o poder de estabelecer um prazo no futuro”.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Binance perde recurso na Suprema Corte dos EUA e ação coletiva de clientes é mantida

Binance perde recurso na Suprema Corte dos EUA e ação coletiva de clientes é mantida

Grupo de clientes da Binance alega no processo que corretora não alertou sobre os riscos na compra de criptomoedas
Imagem da matéria: As 10 criptomoedas mais promissoras para 2025, segundo especialistas

As 10 criptomoedas mais promissoras para 2025, segundo especialistas

Analistas apontam gigantes das criptomoedas como Bitcoin, Solana e Ethereum, mas também incluem projetos menos conhecidos
Imagem da matéria: Bitcoin ultrapassa US$ 99 mil com inflação dos EUA subindo para 2,9% em dezembro

Bitcoin ultrapassa US$ 99 mil com inflação dos EUA subindo para 2,9% em dezembro

Dados da inflação nos EUA colocam os cortes nas taxas de juros de volta à mesa, diz especialista
Imagem da matéria: Bitcoin completa 16 anos; relembre a ascensão da maior criptomoeda do mundo

Bitcoin completa 16 anos; relembre a ascensão da maior criptomoeda do mundo

16 anos após sua criação, o Bitcoin revolucionou o mercado financeiro e se mantém promissor neste início de 2025