Imagem da matéria: Polícia Federal multa estrangeiro que veio ao Brasil trabalhar com criptomoedas e diz que foi enganado
Foto: Shutterstock

A Polícia Federal em Minas Gerais determinou pagamento de multa de R$ 10 mil a um estrangeiro que veio ao Brasil para trabalhar como consultor de criptomoedas, mas que ficou no país até o momento com a documentação em situação irregular.

Jorge Manuel Nogueira Rodrigues, que não teve sua nacionalidade revelada, afirmou que veio ao Brasil em dezembro de 2016, a convite de um escritório de advocacia, para prestar consultoria sobre criptomoedas.

Publicidade

O nome do escritório e da cidade onde estaria localizado não foram divulgados.

O contratante, segundo o estrangeiro, descumpriu a promessa de cuidar do trâmite burocrático dele e de sua esposa – que também não teve o nome revelado, nem sua nacionalidade.

Descontente, Rodrigues contou que rompeu com a empresa meses depois, apesar do contrato de trabalho ter sido assinado em julho de 2017.

Em seguida, teria aceitado o convite para trabalhar como representante de uma empresa de trader no município de Conselheiro Lafaiete, no sul de Minas Gerais.

A documentação de Rodrigues e de sua esposa, no entanto, continuaram irregulares.

Ele afirmou à PF que vem tentando resolver a questão desde então, mas que supostamente foi enganado de novo por pessoas de má-fé.

Publicidade

Multa da Polícia Federal

A história contada pelo estrangeiro não convenceu a PF.

Rodrigues foi enquadrado no Artigo 109 da Lei de Migração brasileira (Lei 13.445/2017), que pune com multa o imigrante que permanece no país com a documentação vencida por 90 dias ou mais.

No caso, a Polícia Federal estipulou o valor da multa em R$ 10 mil pelos 714 dias que o estrangeiro passou até o momento com a documentação irregular.

 “É que a responsabilidade pela regularidade da estada, mesmo que verdadeira a narrativa, não pode ser legalmente atribuída a outrem que não à própria pessoa do imigrante”, entendeu a PF.

De acordo com a decisão, Rodrigues tem até 10 dias para recorrer da punição.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

You May Also Like
Imagem da matéria: Investidores de criptomoedas preferem Trump como presidente, aponta pesquisa

Investidores de criptomoedas preferem Trump como presidente, aponta pesquisa

Os eleitores mais jovens estão adotando cada vez mais as criptomoedas, o que faz deles um potencial voto decisivo em uma disputa acirrada pela presidência dos EUA
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

BlackRock planeja lançar fundo baseado em ativos tokenizados

O fundo será criado em parceria com a Securitize, uma empresa de ativos digitais especializada em tokenização
Imagem da matéria: Terraform Labs construiu “castelo de cartas” e mentiu para investidores, diz SEC em 1º dia de julgamento

Terraform Labs construiu “castelo de cartas” e mentiu para investidores, diz SEC em 1º dia de julgamento

“Terra era uma fraude, um castelo de cartas, e quando colapsou, os investidores perderam quase tudo”, disse o advogado da SEC
Imagem da matéria: 5 ou 100 anos de prisão? Criador da FTX recebe sentença final nesta quinta

5 ou 100 anos de prisão? Criador da FTX recebe sentença final nesta quinta

Culpado por sete acusações de fraude e conspiração, Sam Bankman-Fried será sentenciado na tarde de quinta (28)