Imagem da matéria: Polícia desarticula grupo que prometia lucros de 10% ao mês com criptomoedas em Manaus
Foto: Shutterstock

Mais um esquema de estelionato desmoronou no Brasil. Dessa vez, a Polícia Civil do Amazonas cumpriu no sábado (27) mandados e busca e apreensão no que chamaram de “Operação Blockchain Fake”, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso que se passava como investidores de criptomoedas.

Segundo o delegado Denis Pinho, que coordenou a ação, as investigações em torno do grupo criminoso iniciaram há cerca de cinco meses.

Publicidade

Nenhuma novidade na base do golpe: prometiam lucros de 10% ao mês, que viriam por conta de investimentos em criptomoedas.

Os policiais identificaram que eles lavavam dinheiro com lojas de veículos importados e simulavam compras de carros de luxo.

“Percebemos que eles utilizavam essa manobra, mas nenhum desses automóveis eram colocados no nome deles. Foi uma investigação complexa, pois trata-se de uma matéria nova, em que eles se passavam por investidores de criptomoedas, inclusive utilizando uma rede segura com criptografia para transitar os dados. Os criminosos pegavam o dinheiro das vítimas com a promessa de que o valor cresceria cerca de 10% ao mês, porém, as deixavam no prejuízo”, detalhou o delegado.

A polícia estima que o prejuízo causado pelo grupo está avaliado em aproximadamente R$ 100 milhões.

Foram apreendidos cinco veículos de luxo, avaliados em R$ 6 milhões. Também foram apreendidos notebooks, pendrives, computadores, documentos diversos, caderneta de anotações e dinheiro em dólar e euro.

VOCÊ PODE GOSTAR
Washington DC capitolio EUA

Projeto de Lei do Senado sobre stablecoins avança com novo rascunho — veja o que ele contém

Texto da PL das stablecoins contém nova redação sobre questões como proteção à segurança nacional, ética, Big Tech e emissores estrangeiros
Imagem da matéria: New Hampshire se torna 1º estado dos EUA a aprovar uma reserva de Bitcoin

New Hampshire se torna 1º estado dos EUA a aprovar uma reserva de Bitcoin

A governadora de New Hampshire, Kelly Ayotte, sancionou na terça-feira uma lei que permite ao estado acumular Bitcoin
podium de 3 com etherum ao centro

Ethereum dispara 47% na semana e supera ganhos do Bitcoin e Solana

A recente disparada do Ethereum reacendeu o sentimento otimista no mercado, mas analistas alertam que novos ganhos dependem da demanda sustentada
ilustração de hacker - ransomware

Grupo empresarial do Piauí sofre ataque ransomware com pedido de resgate em criptomoedas

Uma grande rede de farmácias está com seu sistema de informática comprometido desde o início da semana, afirma jornal