A Polícia de West Midlands, cidade que fica no centro da Inglaterra, no Reino Unido, encontrou um centro de mineração de bitcoin quando na verdade estava à procura de uma fazenda de cultivo de maconha, enquanto cumpria uma ação federal. O caso ocorreu no último dia 18 durante o cumprimento de um mandado de busca em uma empresa do setor industrial localizada no bairro Sandwell.
“Executamos um mandado de busca contra drogas em uma unidade industrial de Black Country — e descobrimos uma ‘mina’ de criptomoedas que estava roubando milhares de libras da rede elétrica”, escreveu a polícia em comunicado.
A operação faz parte de uma ação de combate a atividades ilícitas que ocorrem durante uma semana e que é organizada pela National Crime Agency, agência federal com sede na capital Londres. Batizada de ‘County Lines Intensification Week’, a força-tarefa, que desta vez agiu entre os dias 17 e 23 deste mês, executou 50 mandados federais e prendeu 84 suspeitos.
Bitcoin no lugar de maconha
Segundo a polícia, a denúncia sobre uma atividade suspeita no local tinha sinais clássicos de estufas para o cultivo de maconha, como a entrada e saída de pessoas em diferentes horários do dia e as fiações e dutos de ventilação que estavam visíveis. “Um drone da polícia detectou uma fonte de calor considerável vinda da parte de cima a cima”, diz um trecho da nota, ressaltando que no local havia cerca de 100 mineradoras em funcionamento no momento da ação.
Leia Também
“Certamente não era o que esperávamos! Tinha todas as características de um espaço de cultivo de maconha e eu acredito que é esta é a segunda fazenda de mineração de criptomoedas que encontramos em West Midlands”, comentou a oficial Jennifer Griffin.
Devido ao protocolo da polícia, as máquinas de mineração foram apreendidas até que a empresa faça suas declarações acerca do caso, já que a atividade de mineração demanda alto consumo de eletricidade. “No meu entendimento a mineração de criptomoedas não é ilegal”, concluiu Griffin.