homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro
Shutterstock

Um novo golpe usando criptomoedas como chamariz no Brasil está sendo investigado pelas autoridades. A denúncia foi apresentada pela 3ª Promotoria de Justiça de Florianópolis e aponta que Matheus Brião de Sousa seria o responsável por uma fraude que gerou prejuízo de R$ 2,6 milhões ao convencer pessoas a colocarem dinheiro em um falso fundo de investimentos. 

Conforme aponta o portal Upiara, as autoridades afirmam que Brião convencia as pessoas a investir com a promessa de retornos muito acima do normalmente praticado pelo mercado. Isso supostamente seria obtido por meio de “swing trade” e “day trade” em criptomoedas. 

Publicidade

A investigação aponta que Brião praticava uma fraude de documentos para dar ares de legitimidade ao esquema. O suspeito enviava documentos com um timbre de um escritório de advocacia e enviava relatórios semanais sobre ganhos, usando o nome de uma empresa que ele mesmo comprou em 2022.

Como a maioria das pirâmides, tudo começou a ruir quando os pagamentos foram interrompidos em julho de 2022. Brião afirmava que tinha tido um problema na corretora FTX e por isso não conseguia fazer saques. 

Leia também: A ascensão e queda desastrosa de Sam Bankman-Fried, o criador da FTX

O Ministério Público aponta que o esquema atingiu 13 pessoas, com um prejuízo total de R$ 2.613.941,06, valor que a Promotoria pede para reparação dos danos. A prisão preventiva de Brião já foi autorizada pela Justiça e as investigações seguem nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Estrelas do futebol argentino são investigadas por fraude com criptomoedas

Estrelas do futebol argentino são investigadas por fraude com criptomoedas

Justiça de Barcelona investiga empresa de criptoativos acusada de aplicar golpe com NFTs promovidos por estrelas do futebol
moedas de xrp e bitcoin

XRP atinge marca histórica de 2,7 mil baleias com 1 milhão de tokens

Número de endereços ativos de XRP foi de 295 mil por dia na última semana, contra uma média 40 mil por dia nos últimos três meses
ilustração blockchain ethereum

Ethereum bate novo recorde de staking com 35 milhões de ETH bloqueados

Na primeira quinzena de junho, mais de 500 mil ETH foram bloqueados; número de detentores de longo prazo também atinge máxima histórica
logo do JP Morgan em prédio

“Stablecoin” do JP Morgan é na verdade um token de depósito na Base

Anúncio dissipa a ampla especulação de que o produto JPMD poderia ser uma stablecoin do banco JP Morgan