máquinas de mineração de bitcoin apreendidas pela ANDE do Paraguai
(Foto: Divulgação)

Em uma ação conjunta, autoridades do Paraguai apreenderam na última terça-feira (28) na cidade de Emboscada, Departamento Cordillera, 236 máquinas de mineração de Bitcoin que eram operadas com ligação clandestina de eletricidade. No momento da ação policial, os equipamentos ocupavam dois containers, segundo informações da Administração Nacional de Energia Elétrica (ANDE).

“Durante a intervenção, foi desligado o transformador de 3.150 kVA que fornecia energia diretamente aos equipamentos de processamento utilizados como prova do furto de energia elétrica”, disse a ANDE em um comunicado.

Publicidade

Segundo o órgão, os equipamentos foram localizados em um área rural após uma denúncia à promotoria da região, que acionou a Justiça para emissão de mandados de busca e apreensão, posteriormente mobilizando agentes para a apreensão dos equipamentos.

Os danos materiais e financeiros, que incluem energia do transformador e outras despesas operacionais serão cobrados dos responsáveis pela operação ilegal, afirmou a ANDE, ressaltando que os infratores poderão ser condenados por ate 10 anos por furto, de acordo as leis do país.

Realizada pela Divisão de Intervenções Estratégicas, Ministério Público e Polícia Nacional, a ação faz parte do “combate frontal que a ANDE realiza contra o furto de energia elétrica, crime que afeta tanto a qualidade do serviço quanto o patrimônio institucional”.

Funcionários da ANDE desligam furto de energia em área rural de Emboscada (Foto: Divulgação)

Mineração no Paraguai

A mineração de Bitcoin e criptomeodas não é ilegal no Paraguai, desde que as empresas formalizem a operação. No entanto, milhares de máquinas já foram apreendidas nos últimos anos devido a operações clandestinas. 

Publicidade

Outro ponto é que a eletricidade fornecida para este tipo de empreendimento é mais cara, o que gera críticas contra o governo. 

No ano passado, o senador local Salyn Buzarquis postou um vídeo na internet, afirmando ser um um “roubo” contra os trabalhadores do setor, que pagam quatro vezes mais pela eletricidade em comparação com outras indústrias.

VOCÊ PODE GOSTAR
logo da Circle

IPO da Circle supera estreias na bolsa da Meta, Robinhood e Airbnb

Em minutos após a abertura do mercado, ações da Circle mais que triplicaram de valor e desempenho impressionou todo o mercado financeiro
bitcoin

Bitcoin e altcoins caem com ameaça de Trump de assassinar líder do Irã

“Isso é uma volatilidade clássica devido ao aumento das pressões geopolíticas. No entanto, a dominância do Bitcoin permanece alta”, diz analista
Imagem da matéria: Coinbase lança cartão de crédito com cashback de até 4% em Bitcoin

Coinbase lança cartão de crédito com cashback de até 4% em Bitcoin

A Coinbase tem planos futuros de incluir suporte a diversos tokens no seu novo cartão
Imagem da matéria: Consórcio BRL1 anuncia Thomaz Teixeira como novo CEO 

Consórcio BRL1 anuncia Thomaz Teixeira como novo CEO 

Chegada do executivo acontece em momento que as stablecoins ganham cada vez mais protagonismo no cenário global