Tela de tablet mostra logotipo da PancakeSwap e moedas douradas aolado
Shutterstock

PancakeSwap é uma Exchange Descentralizada (DEX) que tem chamado a atenção de muitos usuários de DeFi e investidores. O seu token nativo, $CAKE, também tem recebido bastante interesse e teve uma alta considerável este ano. Assim como ocorreu com a Uniswap no passado, a PancakeSwap se destacou pelo seu potencial como corretora descentralizada em blockchain. Neste artigo, apresentamos o PancakeSwap e suas principais características.

O que é PancakeSwap?

PancakeSwap é um “Automated Market Maker” (AMM), a maior corretora descentralizada (DEX) instalada na blockchain Binance Smart Chain. A plataforma foi criada em setembro de 2020 por desenvolvedores anônimos, com temas de comida e design com conceitos do mundo dos games. Ela é usada para negociação de tokens BEP-20 (que são o equivalente dos tokens ERC-20 da rede Ethereum).

Publicidade

Em modelos do tipo AMM, a negociação de ativos digitais ocorre pareando o usuário com uma pool de liquidez, e não com outros usuários diretamente em um book de ofertas. Na corretora PancakeSwap, os usuários podem comprar, vender ou trocar quaisquer tokens (criptomoedas) que estejam listados. Como é uma corretora descentralizada, qualquer pessoa pode listar novos tokens BSC. É nesses tipos de corretoras que aparecem primeiro os famosos tokens meme, como Dogecoin. Aqui você pode consultar uma lista com os novos tokens registrados na PancakeSwap, bem como outros que estão programados para registro em um futuro próximo.

Assim como a Uniswap e outros protocolos DeFi do gênero, a PancakeSwap permite que usuários também depositem seus tokens para fornecer liquidez (staking) e, em troca, recebam o token do protocolo – o $CAKE, nesse caso. Os tokens CAKE podem ser usados para resgatar os fundos da pool de liquidez, mais um bônus das taxas de negociação da plataforma. Também podem ser negociados separadamente, trocando-se CAKE por outros tokens. Essa e outras estratégias para se gerar CAKE serão descritas a seguir.

Farming, staking, loteria e NFTs

Plataformas assim se popularizaram pela possibilidade de aumento do patrimônio em tokens através de dois métodos principais, o “yield farming” e o “staking”.

O staking consiste em prover liquidez a pools específicas, bloqueando fundos. Isso é benéfico à plataforma, que precisa de liquidez para funcionar, e para o usuário, que recebe uma parcela das taxas de transação como compensação. Na PancakeSwap, as pools para CAKE são denominadas Syrup Pools. Nelas, o usuário pode bloquear seu CAKE para receber mais CAKE, ou até mesmo outros tokens, passivamente

Publicidade

O “Yield Farming” é mais complexo e exige um envolvimento ativo, mas permite que o usuário retenha sua posição em outros tokens enquanto recebe proventos passivamente. Para uma determinada Farm da plataforma, o usuário precisa entrar com o token LP (Provedor de Liquidez) específico do token da farm desejada. Após bloquear fundos e receber os tokens LP, o usuário pode colocá-los na farm para render mais CAKE.

A estratégia funciona como um stake duplo, ou como um empréstimo para alavancagem de lucros em caso de subida da cotação do token LP. Investidores usam suas próprias estratégias pessoais para lidar com Yield Farming, mas um guia básico pode ser encontrado na página da PancakeSwap.

Também existe uma loteria na plataforma, cujo bilhete custa 1 CAKE. O sorteio é sempre de uma sequência de 4 números, cada um escolhido aleatoriamente entre 1 e 14. O prêmio máximo, caso o jogador acerte a sequência exata, é de 50% de toda a pool da loteria.

NFTs são tokens não-fungíveis, que representam objetos únicos colecionáveis. São mascotes fofos, como bichinhos e criaturas, que podem ser trocados pelo valor correspondente em CAKE ou guardados na carteira, em coleção pessoal. Um usuário só consegue ganhar as NFTs através de sorteio aleatório, caso se registre para ter uma chance de participar.

Publicidade

Atualizações

A lista de Syrup Pools da PancakeSwap está sempre sendo atualizada, e pode ser conferida no site da plataforma. Uma das atualizações mais recentes foi a parceria com a MEXC Global (antiga corretora MXG). A PancakeSwap possui, desde 3 de junho deste ano, uma Syrup Pool para o par MX/BUSD. Além desta, a PancakeSwap anunciou, este mês, uma nova Syrup Pool para Bondly, um protocolo NFT para artes, jogos, música, etc., e para Unmarshal, uma rede multi-chain provedora de dados para dApps.

A criptomoeda CAKE

Como resultado da atividade bem-sucedida da PancakeSwap em geral, a cotação do token nativo CAKE tem subido bastante. Somente em 2021, a moeda chegou a subir 6.796%, sendo negociada à máxima de US$43,92 em 30 de abril deste ano. Hoje ela está pouco abaixo dos 17 dólares, tendo sofrido forte queda ao longo do mês de maio, em sintonia com todo o mercado de criptomoedas. A capitalização de mercado está em torno de US$ 3,1 bilhões, 37ª posição no ranking de criptomoedas.

O principal motivo para essa valorização tem sido o aumento do volume de negociações de tokens na plataforma. Esse indicativo é, inclusive, utilizado por investidores para prever possíveis subidas de cotação de tokens específicos. Contudo, grandes volumes também podem resultar de liquidações em massa, reações em cadeia que ocorrem durante grandes quedas de cotação, como a do mês de maio.

Alguns acreditam que isto ainda pode estar acontecendo com o CAKE. Recentemente, a cotação tem se lateralizado, o que gera uma grande expectativa dos investidores com relação ao próximo movimento do mercado. Em 12 de junho, último sábado, o volume de negociações subiu bruscamente, para níveis não vistos desde o fim de maio — o que pode indicar a iminência de uma forte subida, ou continuidade das liquidações. Recomenda-se cautela e uma observação criteriosa, já que a análise de um único fator (como o volume) não é suficiente para uma previsão confiável.

Sobre o autor

Fares Alkudmani é formado em Administração pela Universidade Tishreen, na Síria, com MBA pela Edinburgh Business School, da Escócia. Naturalizado Brasileiro. É fundador da empresa Growth.Lat e do projeto Growth Token.

Publicidade
VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Ethereum na frente de gráfico

Ethereum pode surpreender positivamente nos próximos meses, diz Coinbase

Subindo menos que outras criptomoedas em 2024, o Ethereum pode se recuperar e superar seus pares nos próximos meses, avalia a Coinbase
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Manhã Cripto: Ethereum surpreende e cai 3,6% após aprovação dos ETFs

Embora esteja em queda nesta sexta, o Ethereum ainda registra ganhos de mais de 21% na semana
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Manhã Cripto: Câmara dos EUA aprova nova lei cripto em dia decisivo para ETFs de Ethereum

Nesta quinta-feira termina o prazo para a SEC aprovar ou rejeitar o ETF de Ethereum da VanEck
Tigran Gambaryan, chefe de compliance da Binance, posa para foto

Executivo da Binance preso na Nigéria vai parar no hospital após desmaiar em julgamento

O executivo da Binance Tigran Gambaryan passou mal durante seu julgamento na Nigéria e precisou ser hospitalizado