Imagem da matéria: País com segunda maior mineração de Bitcoin do mundo pode criar novo imposto sobre atividade
Foto: Shutterstock

O governo do Cazaquistão irá criar um imposto específico para mineração de criptomoedas, que será calculado conforme o valor minerado pela pessoa ou empresa. A informação é do portal News Bitcoin, que cita o jornal local Tengrinews.

O ministro da Economia do país, Alibek Kuantyrov, explica que o plano é calcular a taxa conforme o valor de mercado da criptomoeda minerada e que a medida pode auxiliar a aumentar o orçamento do Estado.

Publicidade

“Estamos considerando um aumento na taxa para os mineradores de criptomoedas. No momento, também estamos considerando conectar o índice desse aumento ao valor da cripto. Se as criptomoedas subirem, será bom para o nosso orçamento”, disse o ministro, conforme aponta o portal.

O Cazaquistão é o segundo país do mundo que mais minera bitcoin. Para se ter uma ideia do uso de eletricidade pelos mineradores, o governo do Cazaquistão estimou em setembro do ano passado que o setor de mineração usou até 8% do fornecimento total de energia disponível no país.

A atividade vem gerando atrito com o governo. Em fevereiro as autoridades locais fecharam 13 fazendas de mineração de bitcoin em menos de uma semana.

Depois, em março, o governo do Cazaquistão confiscou 67 mil máquinas de mineração de bitcoin.

Taxa extra

Em julho do ano passado, foi anunciado que as empresas de mineração de bitcoin do Cazaquistão teriam que pagar uma taxa extra de eletricidade a partir de 2022, quando entrarão em vigor novas leis sobre impostos federais aprovadas por parlamentares no início deste mês.

Publicidade

decreto com as emendas ao Código Tributário do Cazaquistão foi assinado pelo presidente Kassym-Jomart Tokayev, segundo informações no site do governo.

A taxa adicional de eletricidade é de aproximadamente US$ 0,0023 (1 ₸; ‘tenge’, a moeda oficial do Cazaquistão) por quilowatt-hora (kWh) usado pelos mineradores de bitcoin e outras criptomoedas, disse Bitcoin.com citando o Forklog, site especializado em notícias do mercado cripto e que obteve acesso à informação impressa do jornal oficial do governo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Boneco de urso sobre várias criptomoedas

XRP, Tron e Cardano esfriam enquanto mercado reage à queda do Bitcoin

“Historicamente, essas quedas têm sido seguidas por rápidas recuperações, à medida que novos fluxos de capital voltam para os ativos sobrevendidos”, diz analista
miniaturas de quatro pessoas diante de uma moeda de bitcoin em cima da bandeira do Brasil

Brasil supera média mundial de adoção cripto e Nordeste lidera dentro do país

Nordeste brasileiro lidera a adoção de criptoativos no país, com 45,3% de investidores, acima de regiões como o Sul (43,4%) e o Sudeste (40,7%)
Moeda da solana (SOL)

Grayscale faz pedido para converter fundo de Solana em ETF à vista

Chances de aprovação de ETFs à vista de outras criptomoedas nos EUA aumentam com mudança no tom dos reguladores
Imagem da matéria: Quem é Paul Atkins? O novo presidente da SEC escolhido por Trump

Quem é Paul Atkins? O novo presidente da SEC escolhido por Trump

Atkins foi comissário da SEC durante os anos de 2002 e 2008, quando foi apontado pelo então presidente George W. Bush