Imagem da matéria: Os desenvolvedores estão abandonando as criptomoedas? Entenda
Quantidade de devs na área de criptomoedas diminuiu quase pela metade (Foto: Shutterstock)

O número de desenvolvedores ativos de código aberto em projetos de criptomoedas atingiu seu ponto mais baixo desde 2020, de acordo com as empresas de venture capital Web3, Andreessen Horowitz (a16z) e Electric Capital.

Dados do primeiro Escala do Setor Cripto mostra que a quantidade de devs na área de criptomoedas diminuiu quase pela metade em relação ao seu pico no ano passado, passando de 36.500 desenvolvedores ativos em janeiro de 2022 para apenas 19.630 em setembro de 2023.

Publicidade

A última vez que a quantidade de devs ficou abaixo desse nível foi perto do início da alta do mercado cripto em dezembro de 2020, ostentando cerca de 18.100 desenvolvedores na época, antes de subir ao lado do mercado de ativos digitais.

Paul Cafiero, parceiro de comunicação da a16z Crypto, confirmou que os dados são precisos. No entanto, o CTO, Eddy Lazzarin, afirmou no Twitter que o número exibido pode não contar toda a história.

“Para rastrear desenvolvedores ativos no setor cripto, usamos o popular ecosystems project da Electric Capital para identificar repositórios Github relacionados a projetos cripto”, Lazzarin explicou no Twitter. A ferramenta rastreia efetivamente repositórios focados em projetos cripto no site e o número de desenvolvedores ativos que trabalham com cada um.

“Estamos curiosos para saber quanto devs cripto estão trabalhando em projetos que não estão nos repositórios de infra de código aberto refletidos neste material”, disse ele.

Publicidade

“O desenvolvimento de código aberto” é a atividade de escrever o código-fonte de uma tecnologia com o código que está facilmente disponível para qualquer pessoa ver e pode ser distribuído gratuitamente. Os fundadores de projetos cripto geralmente priorizam o código aberto com o objetivo de trabalhar a descentralização e a confiabilidade, em vez de reivindicá-los como propriedade intelectual.

Embora o próprio mercado cripto também possa ter impactado a contagem de desenvolvedores, a empresa suspeita que um número maior de devs esteja entrando na camada de aplicação cripto. A indicação é que o número está aumentando, mas é muito mais difícil de acompanhar individualmente, dev-por-dev.

O CTO citou projetos financiados pela a16z, como o Blackbird, o Story Protocol, o Proof of Play e o IYK, que estão todos “trabalhando principalmente na camada de aplicativos em repositórios privados.”

De fato, outros dados podem sugerir que o desenvolvimento cripto em geral ainda está subindo. A a16z também rastreia downloads de bibliotecas de desenvolvedores cripto, que atingiram um recorde histórico no mês passado.

Publicidade

“Isso reflete mais a quantidade de atividade em oposição ao número de pessoas que trabalham”, disse um porta-voz da a16z ao Decrypt. O representante explicou que esta pode ser uma medida melhor de quanto desenvolvimento está realmente acontecendo em comparação com uma simples contagem de desenvolvedores.

“Um desses devs poderia estar apenas fazendo um commit, e outro poderia estar trabalhando em tempo integral no projeto, e eles são contados da mesma forma”, disse ele.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: PF derruba quadrilha que enviou R$ 1,6 bilhão para exterior com uso de criptomoedas e doleiros

PF derruba quadrilha que enviou R$ 1,6 bilhão para exterior com uso de criptomoedas e doleiros

Estima-se que foram importados para o país mais de 500 mil telefones celulares pela organização criminosa nos últimos cinco anos
Sunny Pires

Surfista brasileiro patrocinado por comunidade Web3 lança documentário no Woohoo

Patrocinado pela comunidade Web3 Nouns, Sunny desbravou o vulcão Cerro Negro, um dos mais ativos da Nicarágua
ilustração 3D de console de videogame

W-Coin: como ganhar o máximo de moedas no jogo cripto do Telegram

A W-Coin baseia-se na premissa do jogo tap-to-earn do Telegram Notcoin, com atualizações exclusivas e prêmios de staking
Imagem da matéria: Pode a diferença de preço do Bitcoin entre Coinbase e Binance prever movimentos de mercado? | Opinião

Pode a diferença de preço do Bitcoin entre Coinbase e Binance prever movimentos de mercado? | Opinião

Marina Perelló explica de que modo o Coinbase Premium Index pode ser um indicativo para a previsão dos movimentos futuros do Bitcoin