O navegador Opera lançou uma versão de teste do aplicativo para Android que inclui uma carteira digital de criptomoedas integrada. Com isso, boa parte dos 322 milhões de usuários do Opera podem agora receber e enviar criptoativos diretamente do browser, sem a necessidade de extensões ou outros programas.
De acordo com reportagem do Bitcoin.com, os desenvolvedores buscaram criar uma carteira digital mais simples que a maioria dos outros programas com a mesma função.
A autenticidade das transações na ferramenta do navegador é baseada no sistema de segurança do Android – com isso, os usuários não precisam criar novos códigos PIN ou senhas para usar o recurso.
Por ora, a ferramenta aceita apenas a criptomoeda Ethereum (ERC20 e ERC721). Os desenvolvedores pretendem tornar a carteira compatível com outros tokens no futuro, após avaliar a reação do público com o sistema. A carteira também inclui suporte para o Ethereum Web3 API, no intuito de incentivar a criação de aplicativos descentralizados.
Charles Hamel, responsável pelo setor de criptomoedas do Opera, falou sobre a visão da empresa em relação ao futuro das redes descentralizadas:
Nós acreditamos que a internet de hoje será a interface para a rede descentralizada de amanhã. […] Ao nos tornarmos o primeiro grande navegador a suportar a Web 3.0, gostaríamos de contribuir fazendo a internet do futuro mais acessível. Acreditamos que isso vai acelerar a transição das criptomoedas de especulação e investimento para serem usadas realmente como meios de pagamento e transações na vida diária de nossos usuários.
A companhia tem atualmente o Opera Crypto – um setor inteiro dedicado ao desenvolvimento de tecnologias de criptomoeda. Em janeiro, o Opera anunciou um recurso em seu navegador que possibilita o bloqueio do uso não autorizado da capacidade de processamento de computadores dos internautas para mineração enquanto acessam sites.
O recurso de proteção está disponível para a versão desktop e móvel do navegador.
- Leia também: Google e Samsung Estariam Interessadas na Ledger, Fabricante de Carteiras Hardware de Criptomoedas