Imagem da matéria: OpenSea exclui NFTs de jogo cripto e criadores se vingam

Uma referência a um marketplace de NFT pode não se destacar em um jogo como o OpenSeason. Afinal, o jogo de tiro battle royale semelhante ao Fortnite está repleto de memes coloridos com referências cripto, incluindo um parque de diversões temático do token PEPE, além de avatares de Bored Apes e Milady correndo por aí.

Mas quando o “tributo” em questão são os destroços flamejantes de um navio ao lado de uma doca rotulada “OpenSea” — e você considera o título do jogo —, isso certamente chama a atenção. E é pessoal, também.

Publicidade

A efígie queimando em homenagem ao OpenSea, compartilhada pela primeira vez via X este mês, é a resposta da desenvolvedora de jogos Fractional Uprising Studios a uma ação de fiscalização tomada pelo marketplace de NFTs. O OpenSea retirou da sua plataforma os cards NFT baseados em Ethereum do estúdio, que oferecem acesso ao jogo e outras vantagens, incluindo itens do jogo e possíveis recompensas de airdrops de tokens.

“Já tínhamos um plano para adicionar um pouco da história do OpenSea ao jogo”, disse o cofundador pseudônimo Krypticrooks ao GG do Decrypt. Mas os planos mudaram depois que o OpenSea entrou em ação. Ele ainda seria um barco em uma doca, mas não mais flutuando em águas calmas.

“Depois da exclusão, o [cofundador] Spoobs decidiu que ele precisava ser incendiado perto da doca, com dicas de que era obra da equipe da FU Studios”, disse ele. “Muito atrevido e uma leve cutucada neles”.

A Fractional Uprising publicou no X um pequeno videoclipe no início deste mês, alegando que o OpenSea havia “desativado indevidamente nossa coleção”. O Decrypt analisou as interações por e-mail da equipe com os agentes de atendimento ao cliente do OpenSea, que disseram ao estúdio que a coleção havia sido retirada da lista. Embora você ainda possa visualizar o projeto via OpenSea, os NFTs não podem ser listados ou negociados.

Publicidade

Um representante do OpenSea confirmou ao Decrypt que o projeto deixou de ser listado por violar seus termos de serviço. O representante apontou para a seção dos termos que inclui declarações que proíbem “usar o serviço para realizar quaisquer atividades financeiras” relacionadas a “criar, oferecer, vender ou comprar títulos, commodities, opções ou instrumentos de dívida”.

A “história” do OpenSea no jogo OpenSeason. (Imagem: Fractional Uprising Studios)

“Conforme consta em nossos termos de serviço, qualquer parte que busque realizar a oferta de instrumentos financeiros no OpenSea está em violação direta da política da empresa e está sujeita a ações de execução, incluindo a exclusão da lista e, em alguns casos, o banimento da conta”, disse o representante do OpenSea.

Um texto semelhante foi compartilhado com a equipe da Fractional Uprising quando eles perguntaram sobre a exclusão. Eles responderam com a mensagem: “não oferecemos, e não temos planos de oferecer, nenhuma oferta de valores mobiliários de qualquer tipo e, respectivamente, apelamos”.

O agente de atendimento ao cliente do OpenSea respondeu que eles “não podiam mudar essa decisão”.

Falta de transparência

Os fundadores do estúdio estão chateados com a falta de transparência. Embora a resposta em forma de carta do OpenSea à equipe não tenha entrado em detalhes específicos, os desenvolvedores não acreditam que a descrição de seu projeto tenha oferecido incentivos ou promessas de ganhos financeiros que estejam fora do padrão de outros projetos NFT. A impossibilidade de recorrer foi especialmente frustrante para eles.

Publicidade

“Basicamente, eles só fecharam a porta e ninguém tem voz ativa”, disse Krypticrooks. “Eles são uma empresa privada. Acho que eles podem fazer o que quiserem, mas merecem ter a reputação que os precede. Na minha opinião, eles não estão agindo muito bem na ‘Web3‘.”

O OpenSea se recusou a fazer mais comentários ao Decrypt, além de confirmar a exclusão e o motivo declarado. Mas a reclamação de que o OpenSea é “mais corporativo” ou “menos Web3” do que as plataformas rivais não é nova entre os traders, especialmente porque a empresa recebeu financiamento de capital de risco e ignorou consistentemente os pedidos para lançar seu próprio token para beneficiar os usuários e compartilhar a governança.

Há cerca de um ano, no entanto, o marketplace rival Blur ultrapassou rapidamente o OpenSea quando ofereceu recompensas em tokens BLUR. O OpenSea ainda é um grande nome, mas há projetos mais populares agora em termos de volume de negociação — o que significa que ser retirado do OpenSea por si só não é mais o beijo da morte que poderia ter sido para projetos em 2021 ou 2022.

E, embora isso não explique (ou não deva explicar) a exclusão, os criadores do OpenSeason já brincaram com o marketplace no passado. O nome do jogo foi criado para ser um cruzamento entre o antigo gigante de NFTs e o conceito de “temporada aberta” na caça, disseram eles.

Além disso, a equipe compartilhou anteriormente uma carta falsa de suspensão e desistência dos supostos advogados do OpenSea em julho de 2023 como um artifício de marketing, fingindo que o marketplace estava tomando medidas em relação à marca semelhante. Os fundadores afirmam que alguns funcionários do OpenSea entraram em contato na época para dizer que era uma brincadeira engraçada.

Publicidade

O futuro da Fractional Uprising

De qualquer forma, a Fractional Uprising continuará mesmo fora do OpenSea. Os cards NFT ainda estão listados no Blur, entre outros marketplaces, e o OpenSeason está a poucos dias de sua estreia — o jogo para PC será lançado em acesso antecipado na Epic Games Store no dia 29 de fevereiro, com os NFTs servindo como ingresso para os confrontos de battle royale.

Com base nos trailers e nas primeiras imagens de jogabilidade exibidas no X, o OpenSeason parece uma versão ainda mais cartunesca do jogo de tiro baseado em sobrevivência Fortnite, com a “Ilha de Jpeg” repleta de memes e avatares cripto baseados em CryptoPunks, Bored Apes e outros. A equipe disse que tem centenas de referências cripto que planejam incluir com o tempo.

O OpenSeason também lançará um modo competitivo no qual os jogadores poderão encontrar e usar “beans” no jogo, semelhante aos sistemas de pontos de outros aplicativos e protocolos cripto. Eles podem ser usados para fortalecer o seu personagem ou para disputar partidas, além de serem trocados pelo token planejado pelo estúdio, chamado FUmoney.

Embora o Krypticrooks considere o OpenSea como “valentão”, ele admitiu que a disputa deu ao jogo um pouco mais de “mitologia” para ser aproveitado à medida que a Fractional Uprising constrói as curiosas batalhas cripto do OpenSeason. Além disso, Spoobs disse que ainda há uma possibilidade do OpenSea consertar as coisas.

“Se eles fizerem um airdrop, nós os perdoaremos”, brincou ele.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

BC lança 2ª consulta pública sobre regulamentação das criptomoedas no Brasil

Esta fase aborda prestação de serviços de ativos virtuais e do respectivo processo de autorização
Imagem da matéria: Primeiro dia da Satsconf mostra cases de uso e ambiente otimista com Bitcoin 

Primeiro dia da Satsconf mostra cases de uso e ambiente otimista com Bitcoin 

Evento Bitcoiner traz diversidade de assuntos em diferentes palcos
Imagem da matéria: Promotor da BeeFund culpa clientes por fundos bloqueados: "Culpado é você, não eu"

Promotor da BeeFund culpa clientes por fundos bloqueados: “Culpado é você, não eu”

Wagner Oliver, promotor da BeeFund, disse em live que não defende a plataforma e que problema com a exchange SuperEx é culpa dos próprios clientes