Já no topo da lista no aquecido espaço da inteligência artificial, a OpenAI pode estar trabalhando em um mecanismo de busca alimentado por IA para desafiar o titã da tecnologia Google, bem como a ferramenta expert em internet Perplexity, também baseada em IA.
O tentador confronto sobre o futuro da busca de informações on-line está emergindo de rumores e supostos vazamentos de informações privilegiadas. As primeiras dicas surgiram em fevereiro, quando o The Information informou que a OpenAI estava desenvolvendo um aplicativo de busca voltado para a competência principal do Google.
Se for verdade, seria um afastamento marcante do acordo atual da empresa com a Microsoft de usar o Bing para dar acesso ao ChatGPT à web.
O Bing usa o Retrieval-Augmented Generation (RAG) — processo de otimizar a saída de um modelo de linguagem — para melhorar as respostas, dobrando dados de pesquisas na web em respostas de chatbot GPT-4, dando-lhe uma vantagem em termos de atualização de informações.
Mais recentemente, um conhecido ‘vazador’ no espaço de IA, conhecido pelo pseudônimo de Jimmy Apples, afirmou que a OpenAI poderia anunciar um novo mecanismo de busca em breve.
Citando uma enxurrada de novos registros de nomes de domínio provenientes do chatgpt.com, ele postulou que a empresa com sede em Mountain View, Califórnia, está se preparando para sediar um evento para mostrar essa nova capacidade.
“10h, 9 de maio, para um evento OpenAI, aparentemente, pode não ser o lançamento do modelo, mas o anúncio do mecanismo de pesquisa”, escreveu ele no X. “Acho que eles não podem evitar ofuscar o Google I/O” – a conferência anual de desenvolvedores programada para começar na terça-feira.
Ashutosh Shrivastava – outro usuário do X ativo na comunidade de IA – se aprofundou, alegando que a OpenAI estava muito ativa com um novo subdomínio chamado search.chatgpt.com.
“Os registros recentes do certificado SSL da OpenAI revelaram algo interessante: o domínio (search-dot-chatgpt-dot-com) pode indicar que a OpenAI está desenvolvendo uma funcionalidade de pesquisa”, disse ele.
Uma pesquisa padrão na ferramenta de pesquisa de domínio WHOIS confirma que o subdomínio existe, mas as tentativas de acessá-lo falham.
Jimmy Apples também disse que a OpenAI pode estar testando mais recursos ou modelos de IA.
“Conto pelo menos mais de 50 novos subdomínios assíncronos desde 24 de abril”, ele escreveu, especulando que um novo mecanismo de busca ChatGPT poderia oferecer respostas mais rápidas do que seu chatbot principal e apresentar fortes capacidades de resumo.
OpenAI e Perplexity
Até a estreia explosiva de ferramentas de IA prontas para o consumidor, como o ChatGPT, o Google era o rei das pesquisas, fornecendo a principal forma como as pessoas encontravam informações online.
Mas sua posição central está sendo desafiada à medida que os usuários ficam mais confortáveis pedindo respostas a um chatbot do que realizando uma pesquisa no Google.
Leia Também
Para alguns, a mudança não pode acontecer em breve, já que os resultados de pesquisa do Google estão cada vez mais repletos de canais pagos e sites que existem apenas para atrair tráfego de pesquisa.
Por outro lado, a atualidade e a integridade das informações fornecidas pelos modelos de IA são muitas vezes um ponto fraco dos chatbots — bem como dos dispositivos destinados a tornar o smartphone obsoleto.
Dois lançamentos de gadgets de IA de alto perfil no mês passado — Humane AI pin e Rabbit R1 — revelaram as limitações desta abordagem tão badalada para a computação onipresente.
Algumas empresas já estão combinando IA e pesquisa.
Perplexity é um mecanismo de busca baseado que construiu uma reputação no espaço de IA e atraiu grandes investimentos da Nvidia e Jeff Bezos. Recentemente, a Microsoft — que é o principal investidor da OpenAI — proibiu os funcionários de usarem o Perplexity por razões de segurança.
E embora seu alcance seja minúsculo em comparação com ferramentas da OpenAI, Google e Microsoft, o Perplexity está vendo níveis históricos de interesse no momento, de acordo com o Google Trends.
Se a OpenAI desenvolvesse um mecanismo de busca nativo baseado em GPT, ela iria enfrentar o Google Search, que é essencialmente dono dessa faceta crítica da Internet desde seu lançamento em 1998. Também irá imediatamente ofuscar a liderança da Perplexity na área de nicho de mecanismos de pesquisa com tecnologia de IA.
A plataforma de marketing Semrush estima que sejam realizadas 5,9 milhões de pesquisas no Google a cada minuto, somando 8,5 bilhões de pesquisas por dia ou 3,1 trilhões de pesquisas por ano.
Com apenas 17 meses, o ChatGPT tem atualmente cerca de 1,6 bilhão de visitas por mês, enquanto o Perplexity é usado por 10 milhões de pessoas todos os meses.
Em um podcast recente com Lex Fridman, chefe da OpenAI, Sam Altman sugeriu o interesse da OpenAI em reinventar a pesquisa na web.
“A interseção dos LLMs [grandes modelos de linguagem] com a pesquisa, não acho que alguém tenha decifrado o código ainda”, disse ele. “Eu adoraria fazer isso. Acho que seria legal.”
Até o momento, não houve nenhum anúncio oficial da OpenAI sobre o desenvolvimento de um mecanismo de busca, e a empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentários do Decrypt.
Mas com base no entusiasmo de seus fundadores pelo espaço, um novo mecanismo de busca de IA parece mais provável do que não.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Descubra os impactos e oportunidades do Halving 2024 com o MB. Baixe agora nosso relatório exclusivo e esteja um passo à frente no mercado cripto!