OAB promove evento gratuito sobre Blockchain e Direito no Rio Grande do Sul
Prédio da Ordem dos Advogados do Brasil, em Porto Alegre (Foto: Vitor Rosa/OAB-RS)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está promovendo no Rio Grande do Sul uma palestra gratuita que trata sobre o uso da Blockchain na advocacia.

O evento ocorrerá no próximo dia 13, às 19h, em Porto Alegre, mas poderá ser acompanhado online. As inscrições são gratuitas e estão abertas no portal do aluno da OAB/RS.

Publicidade

Com o tema “Blockchain para advogados (as): desmitificando a tecnologia e suas possíveis aplicações”, o evento coordenado pelo presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação da OAB/RS, Filipe Pereira Mallmann, não se limitará apenas ao Direito, mas terá a visão de pessoas de outras áreas do conhecimento.

Além da advogada especialista nas áreas de Direito Digital e Direito empresarial, Gabriela Roth; palestrarão o mestre em Informática Aplicada pela PUCPR e em certificação em Inovação e Estratégia pelo MIT Sloan School of Management, Fausto Vanin; e o Doutor em Administração em Administração de Empresas e editor do portal Livecoins, Fabio Junges.

Vanin e Junges são membros do coletivo Onepercent, que desenvolve soluções de software com a utilização da tecnologia Blockchain.

Dentre os serviços oferecidos por esse grupo estão o de treinamento e consultoria sobre o uso da Blockchain e a implantação da tecnologia em empresas.

Blockchain e Direito

O interesse dos profissionais do Direito por essa inovação disruptiva tem crescido cada vez mais. No mês passado, a Escola de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro sediou o I Seminário Internacional da Insolvência e Reestruturação, pelo qual foi tratado o uso da Blockchain.

Publicidade

O procurador do Banco Central Danilo Takasaki Carvalho cehgou a afirmar que dizer que a tecnologia pode funcionar como uma excelente ferramenta para se prevenir fraudes.

Na mesma mesa, estavam os advogados Bruno Valadão (escritório Motta Fernandes) e James Sullivan (escritório Windels Marx de Nova York) que debateram sobre a regulação das criptomoedas e sobre a dificuldade de o judiciário fazer penhora desses ativos em caso de insolvência de uma empresa.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Números e letrs douradas sob um placa formam símolo do Real brasileiro

5 vantagens da tokenização de ativos do mundo real (RWA) | Opinião

Para o autor, a custódia de RWA tokenzados é um elemento crucial para a democratização do acesso aos investimentos
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Estudo mostra que 61% dos investidores brasileiros não pretendem vender Bitcoin

Pesquisa realizada pela Bitget releva otimismo pós-halving do Bitcoin
Sob um banco de madeira três criptomoedas ao lado de um celular com logo do Nubank

Nubank libera envio e recebimento de criptomoedas de carteiras externas

Já estão disponíveis para essas transações Bitcoin, Ethereum e Solana; outras moedas e redes serão adicionadas em breve