Silhueta de pessoa jogando videogame À frente de TV
Shutterstock

Jogos habilitados para criptomoedas continuaram crescendo no mês passado, alcançando um milhão de carteiras únicas ativas diariamente (CUADs) em várias datas de outubro, de acordo com um relatório publicado na quinta-feira (16) pela DappRadar.

Em setembro, jogos de blockchain coletivamente atingiram mais de um milhão de CUADs em três dias. Em outubro, registraram mais de um milhão de CUADs em quatro dias, de acordo com um gráfico da empresa de dados cripto, enquanto a média diária geral parecia aumentar gradualmente ao longo do mês.

Publicidade

É um aumento modesto em comparação com o mês anterior, mas o relatório da DappRadar surge no momento em que alguns dos maiores jogos de criptomoedas tentam combater um aumento de bots automatizados.

Um número tão elevado de usuários conectando suas carteiras de criptomoedas a jogos de blockchain diariamente já ocorreu antes, como no final de 2021 e início de 2022, quando jogos como Splinterlands, Alien Worlds e Axie Infinity ultrapassaram a marca de um milhão de usuários diários ativos.

As contagens de usuários também atingiram picos semelhantes em abril deste ano, de acordo com dados da DappRadar.

No entanto, ao longo dos anos, jogos como Alien Worlds têm sido prejudicados por contas de bots, tornando incerto quantos de seus usuários são humanos reais.

Agentes maliciosos podem implantar bots em jogos de blockchain para automatizar e multiplicar suas recompensas de tokens sem ter que “moer” ou realmente jogar o jogo por horas a fio. Isso tem sido um problema duradouro em jogos de blockchain que têm incentivos financeiros do mundo real — até mesmo a Axie Infinity teve que lidar com “fazendas de bots” em 2021.

Publicidade

No mês passado, a conta oficial do X, antigo Twitter, da Alien Worlds relatou que pelo menos 1,6 milhão de contas usando seu jogo eram contas de bots, o que pode ter contribuído para os totais inflados de outubro. A Alien Worlds não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Decrypt.

No último mês, jogos como Alien Worlds, Sweat Economy, SecondLive, Splinterlands e Battle Left Center Right (BLCR) registraram os números mais altos de carteiras únicas ativas diariamente, de acordo com o relatório.

Enquanto alguns dos aproximadamente 133.000 CUADs diários da Alien Worlds podem ser contas de bots, Oleg Fomenko, cofundador da Sweat Economy, cujo jogo ficou em segundo lugar com cerca de 73.000 CUADs, disse à Decrypt por e-mail em outubro que é altamente improvável que o game “mova-se para ganhar” tenha muitos bots ou usuários enganando o jogo.

“Dado que passamos nove anos trabalhando na verificação de movimento, temos confiança de que o número de bots ganhando SWEAT está próximo de zero”, disse Fomenko à Decrypt, referindo-se ao token SWEAT do jogo.

Publicidade

“Não é zero porque sempre há alguém tentando testar novos padrões de movimento ou imitar os esboços de ‘Ministério de Caminhadas Bobas’ de Monty Python”, compartilhou o cofundador.

“Mas o que sabemos é que eles nunca podem escalar, e nossos modelos são incrivelmente bons em detectar se os dados de caminhada/corrida são genuínos.

Estamos monitorando constantemente essa atividade e já vimos desde caminhadas automatizadas, embaladeiras, tremores, cães, metrônomos, ventiladores e até mesmo máquinas de lavar usadas”, continuou Fomenko.

Nas últimas semanas, o jogo casual de MMORPG pixelizado e jogo de fazenda Pixels também viu um aumento de atividade. Em outubro, o Pixels registrou virtualmente zero usuários, de acordo com dados da DappRadar. Mas em 30 de outubro, o jogo migrou para a sidechain Ethereum da Axie Infinity, Ronin, e viu quase 6.000 CUADs se conectando ao jogo.

De 6 a 10 de novembro, o Pixels viu aproximadamente 50.000 carteiras únicas ativas diariamente conectando-se à sua plataforma, mas esse pico desde então diminuiu, de acordo com dados da DappRadar.

Publicidade

No entanto, Jeffrey “Jiho” Zirlin, cofundador da Axie Infinity, postou um gráfico na quarta-feira afirmando que o Pixels na verdade ultrapassou 100.000 usuários ativos diariamente.

Ao ser contatado para comentar, Zirlin disse à Decrypt que ocorreu um problema com o rastreador on-chain do jogo. Como resultado, o gráfico da DappRadar pode estar sub-representando os números reais de jogadores. A DappRadar ainda não respondeu ao pedido de esclarecimento da Decrypt.

Independentemente disso, a criação de bots ou contas automatizadas está inflando pelo menos um pouco os números do Pixels, de acordo com relatos de jogadores do Pixels e do fundador do jogo, Luke Barwikowski.

Barwikowski compartilhou no domingo que a equipe do Pixels “silenciosamente pegou” várias contas de bots e adicionou na segunda-feira que a equipe já está desenvolvendo e implementando contramedidas para evitar a proliferação de contas de bots.

A empresa de pesquisa e consultoria em jogos Naavik argumentou em uma extensa postagem de blog da Alien Worlds no ano passado que os números de carteiras únicas em geral são “propensos a bots” e que quaisquer números de CUADs devem ser “levados com um grão de sal”.

Em vez disso, o analista da Naavik, Karan Gaikward, argumentou que o volume de transações é uma métrica melhor para avaliar a atividade autêntica do usuário.

Publicidade

O lançamento do relatório da DappRadar coincidiu com uma ampla discussão nas redes sociais sobre quão valiosos (ou não) esses números são e se eles pintam um quadro realista da demanda vista para jogos de blockchain.

Embora a DappRadar tenha descoberto que os jogos representaram 33% da atividade de aplicativos descentralizados (Dapp) no mês passado, é quase impossível determinar exatamente quanto dessa atividade foi de usuários humanos reais — e quantos são bots na blockchain.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Notcoin: Jogo viral do Telegram anuncia "recomeço" e distribuição de milhões de tokens

Notcoin: Jogo viral do Telegram anuncia “recomeço” e distribuição de milhões de tokens

Depois de dar o pontapé inicial na tendência de jogos do Telegram, o Notcoin está anunciando seus próximos passos, incluindo uma possível parceria com a coleção de NFTs Lost Dogs
Imagem da matéria: Robinhood planeja lançar contratos futuros de criptomoedas, diz Bloomberg

Robinhood planeja lançar contratos futuros de criptomoedas, diz Bloomberg

Produtos seriam lançados para mercado dos Estados Unidos e Europa em 2025 por meio das licenças da Bitstamp, comprada em junho
Imagem da matéria: Governo do Paraguai "rouba" os mineradores de Bitcoin, acusa senador

Governo do Paraguai “rouba” os mineradores de Bitcoin, acusa senador

Segundo o senador Salyn Buzarquis, decisão do governo do Paraguai de aumentar a tarifa de energia prejudica os mineradores que trabalham corretamente
Imagem da matéria: Catizen: como ganhar o máximo de moedas no jogo cripto do Telegram

Catizen: como ganhar o máximo de moedas no jogo cripto do Telegram

Um airdrop está chegando ao Catizen em breve, e é assim que você pode maximizar seu potencial de ganhos — e talvez salvar alguns gatos da vida real no processo