O Bitcoin foi criado pelo governo dos EUA? Teoria volta a circular na internet

Influencer cripto divulgou no X um documento de 1996 de agência americana que estudava uma forma de dinheiro eletrônico anônimo
Imagem da matéria: O Bitcoin foi criado pelo governo dos EUA? Teoria volta a circular na internet

O criador do Bitcoin é Satoshi Nakamoto, talvez o anônimo mais famoso do mundo (Foto: Shutterstock)

Voltou a ganhar uma razoável força na internet uma teoria da conspiração que há anos ronda o mundo cripto e que diz que o Bitcoin teria sido inventado pelo governo dos Estados Unidos. A discussão chegou a ser tema de reportagem do The Economist.

A teoria ganhou fôlego outra vez após o influencer cripto Nic Carter afirmar na rede social X (antigo Twitter) que acredita que o Bitcoin foi criado pela Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês).

Publicidade

A entidade ficou famosa após o ex-funcionário Edward Snowden ter vazado documentos mostrando que a NSA espionava de forma massiva a própria população dos Estados Unidos e também diversos outros países, incluindo o Brasil. 

“Acho que [o Bitcoin] foi um projeto interno de pesquisa e desenvolvimento fechado que um pesquisador considerou bom demais para ficar na prateleira e decidiu liberar secretamente”, disse Carter. 

I actually do believe this. I call it the bitcoin lab leak hypothesis. I think it was a shuttered internal R&D project which one researcher thought was too good to lay fallow on the shelf and chose to secretly release https://t.co/qXJkQTciSK

— nic 🌠 carter (@nic__carter) September 21, 2023

E as evidências?

O influencer não se baseia apenas em uma suposição aleatória. Ele usa como referência um documento da NSA de 1996 que se chama: “Como minerar: a criptografia do dinheiro eletrônico anônimo” (“How to make a mint: the cryptography of anonymous electronic cash”). 

Um ponto que chamou a atenção é que o estudo cita como referência um pesquisador chamado Tatsuaki Okamoto — nome que lembra o de Satoshi Nakamoto, o misterioso criador do Bitcoin. 

Publicidade

Por fim, o The Economist ressalta que dificilmente o estudo da NSA tem algo a ver com o Bitcoin. Isso porque a proposta feita em 1996 é de um sistema que teria uma autoridade supervisionando as transações e levanta questões sobre como impor tributação e aplicação de leis: o Bitcoin é exatamente o oposto, com a descentralização sendo seu maior feito e atributo.