Howard Marks é bilionário, investidor e escritor, além de co fundador da Oaktree Capital Management.
Recentemente ele deu algumas declarações um pouco polêmicas sobre o bitcoin. Primeiro ele afirmou que a criptomoeda se tratava de um esquema de pirâmide:
“Na minha opinião, as moedas digitais não são mais que uma moda sem fundamento (ou talvez até um esquema de pirâmide), com base em uma vontade de atribuir valor a algo que tem pouco ou nenhum além do que as pessoas pagam por isso”
No mês seguinte dessa afirmação, ele admitiu não entender o bitcoin:
Não é um meio de troca, é um meio de negociação, então não consigo ver nenhum valor intrínseco, não entendo o que está por trás do Bitcoin.
No entanto, em seu memorando mais recente da Oaktree Capital, Marks voltou atrás em sua posição depois de ser educado por alguns de seus amigos em relação às criptomoedas. Com isso Marks conclui que o Bitcoin não é diferente do dólar americano, ele disse:
“Não há absolutamente nenhuma razão pro Bitcoin – ou qualquer outra coisa – não poder servir como uma moeda, se as pessoas as aceitarem como tal. Embora eu indique que nenhuma moeda privada ganhou uso generalizado em um longo, longo tempo, não há nada para dizer que não pode acontecer “.
Apesar disso, Marks ainda não está completamente satisfeito e continua preocupado com o que ele vê como uma forte especulação generalizada. Embora ele acredito no bitcoin como uma moeda, ainda vê a possibilidade de o bitcoin estar em uma bolha agora devido a sua valorização monstruosa nos últimos anos.
E o memorando conclui:
Graças às pessoas que tomaram o tempo para me educar, eu sou um pouco menos de dinossauro em relação ao Bitcoin do que quando escrevi meu último memorando. Eu acho que entendo o que é uma moeda digital, como funciona o Bitcoin e alguns dos argumentos para isso. Mas eu ainda não sinto como colocar meu dinheiro nisso, porque considero isso uma bolha especulativa. Estou disposto a ser provado errado.