Imagem da matéria: Museu britânico coloca esculturas de Dürer na blockchain do Bitcoin
Esculpindo o “Rinoceronte” do Asprey Studio (Imagem: Asprey Studio)

A icônica obra de 1515 de Albrecht Dürer, “O Rinoceronte”, foi reinterpretada como um conjunto de 11 esculturas em prata de lei pelo Asprey Studio, cada uma das quais será vendida juntamente com uma inscrição digital na blockchain do Bitcoin.

Produzidas pelo Asprey Studio em parceria com o British Museum, que possui o esboço preparatório original de Dürer para a xilogravura, as esculturas são acompanhadas por “uma inscrição do tipo pai/filho que impede quaisquer adições futuras e serve como uma árvore genealógica moderna de proveniência”, segundo um comunicado enviado ao Decrypt.

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Rinoceronte do Asprey Studio, escultura de prata (Imagem: Asprey Studio)

“Ela está inscrita em Ordinals, em um bloco completo”, disse Ali Walker, diretor criativo do Asprey Studio, ao Decrypt. Ele explicou que “é uma inscrição pai/filho, então os pais são o Asprey Studio e o British Museum, e o filho é a obra em si”.

Os compradores receberão primeiro a inscrição digital, afirmou Walker, já que a escultura em prata, feita sob encomenda, leva vários meses para ser produzida. Criar esculturas de prata maciça com 40 cm de altura foi um desafio, segundo ele, por causa das propriedades únicas do metal.

“Temos esculturas digitais no Asprey Studio”, disse. “Primeiro, esculpimos digitalmente e depois planejamos como dividi-la em peças pequenas e manejáveis.” Essas peças são então soldadas, em um processo que leva meses e que, segundo Walker, “apenas algumas pessoas no Reino Unido” são capazes de realizar.

Dürer, um pioneiro artístico

Nascido em 1471, Albrecht Dürer foi um dos pioneiros da Renascença alemã, combinando a tecnologia emergente da impressão com novas descobertas em óptica e anatomia para produzir obras revolucionárias.

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A emblemática gravura “O Rinoceronte”, de Dürer, foi finalizada sem que o artista tivesse visto um rinoceronte de verdade — ele baseou sua obra em uma descrição contida em um boletim informativo de um comerciante português.

Albrecht Dürer, “O Rinoceronte”, 1515, caneta e tinta marrom, 27,4 x 42 cm (© The Trustees of the British Museum, Londres)

“Na época dele, ele era muito avançado”, disse Walker. “Não apenas como artista; ele fazia autorretratos numa época em que ninguém fazia isso, criava xilogravuras e lucrava com a impressão das próprias obras.”

Dürer também foi um dos primeiros a adotar práticas modernas de marca pessoal, criando um monograma com suas iniciais que funcionava como logotipo e protagonizou “o primeiro processo judicial por propriedade intelectual relacionado à arte em Veneza”, segundo Noah Charney, autor de The Art of Forgery.

Em uma crítica memorável, Dürer condenou impressores que copiavam suas obras sem autorização, acusando os “ladrões dos cérebros alheios” de colocarem “suas mãos ladras sobre meus trabalhos”.

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“Não apenas seus bens serão confiscados”, alertou Dürer os ladrões de propriedade intelectual da Renascença, “mas seus corpos também serão colocados em perigo mortal”.

Walker sugeriu que Dürer se sentiria em casa no mundo da arte digital contemporânea, onde artistas utilizam NFTs para estabelecer a proveniência de suas obras e enfrentam os impactos da inteligência artificial sobre os direitos autorais. “É fascinante”, afirmou, “e de certa forma se encaixa com toda essa ideia de inscrição digital”.

Walker fez questão de ressaltar que “o desenho de Dürer não vira um NFT de repente só porque está na blockchain”, observando que “estamos criando uma nova interpretação da obra, e o desenho original de ‘O Rinoceronte’, de Dürer, pertence de fato ao museu”.

“São dinâmicas um pouco diferentes”, disse ele. “Arte digital é outra coisa, e basicamente estamos preservando a peça na blockchain para que ela dure para sempre.”

O British Museum e a Web3

Por sua vez, o British Museum não é novato no universo da Web3. Em 2021, a respeitada instituição fez uma parceria com a startup francesa LaCollection para lançar uma série de NFTs baseados em obras de sua coleção, incluindo trabalhos de Hokusai e Turner.

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Dois anos depois, o museu se uniu à plataforma de jogos em metaverso The Sandbox, com planos de oferecer “novas experiências imersivas” e criar seu próprio espaço no mundo virtual do jogo online.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

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