Eu adoro analogias para explicar conceitos do mercado de criptomoedas e tecnologia em geral. É incrível porque elas conseguem desmistificar e clarear muitos assuntos difíceis.
Uma que ouvi é que blockchain pode ser comparada a um molho picante. Estranho, não é? Mas você vai entender.
Molho picante é surpreendente porque pode ser adicionado a vários pratos diferentes e realmente melhora o sabor de muitas receitas. No entanto, há algumas coisas em que o condimento não pode ser usado. Não parece uma boa ideia adicionar o molho picante em doce de leite ou mousse de maracujá.
Com blockchain também é assim: essa é uma tecnologia que pode ser adicionada a vários setores diferentes e pode aumentar a transparência e a descentralização deles, mas a verdade é que existem algumas áreas em que o blockchain não deve ser adicionado ou pode piorar as coisas.
É comum o equívoco de que o blockchain é uma opção universal. Não é bem assim. Existem empresas e setores que precisam manter um alto nível de centralização e restrição de acesso às informações. Um bom exemplo são as empresas de defesa e a área de segurança nacional. Incluir Blockchain nisso pode até trazer alguns benefícios, mas talvez pode ser como colocar molho picante no sorvete.
Outra coisa que podemos aprender nessa analogia é que se estamos projetando uma solução em tecnologia, não precisamos criar algo que exista somente em blockchain ou algo que exista completamente em tecnologia convencional. Não é um jogo no estilo do “tudo ou nada” aqui.
Se pararmos para pensar, assim como com o molho picante, blockchain é melhor quando combinado com algo que já existe. Tomar um copo cheio de molho picante, sem nada para acompanhar, não seria muito agradável para quem tentasse experimentar.
Muitas vezes, o mesmo pode acontecer com a tecnologia blockchain. Se você está pensando em criar uma solução puramente baseada em blockchain, sem explorar o potencial de combiná-la com tecnologia convencional, pode ser que você tenha um resultado que não seja “muito gostoso”.
Portanto, ao pensar em como adicionar o blockchain em seus projetos, lembre-se de que ele não é uma refeição por si só, mas um condimento diferenciado para adicionar sabor.
Então aqui vai uma regra de ouro: ao construir soluções inovadoras, avalie se blockchain deve ser aquele segredo especial do chefe para dar um toque a mais na receita. Blockchain sozinha geralmente não funciona como prato principal, mas pode fazer toda a diferença na refeição.
Como este não é um artigo sobre o Masterchef, vamos então a alguns exemplos de casos de uso de blockchain onde ela pode servir como o nosso molho picante.
Financiamento de Campanhas e Sistema Eleitoral
A votação é uma parte crucial de qualquer democracia e é fundamental que seja honesta, clara e segura. E blockchain pode ser utilizada para garantir a integridade do processo, assegurando que os votos sejam contabilizados de forma precisa e incorruptível.
Mas podemos vislumbrar mais que isso: pode ser usada também para dar mais poder aos eleitores, garantindo que os políticos cumpram suas promessas de campanha.
Por exemplo, um contrato inteligente em blockchain poderia ser criado para gerenciar doações. Assim, o político só receberia os fundos se cumprisse determinadas condições, como cumprir promessas de campanha ou permanecer no cargo por um período específico.
Dessa maneira, a tecnologia blockchain e os contratos inteligentes podem revolucionar o financiamento de campanhas e doações, colocando mais poder nas mãos dos eleitores.
Registro de Propriedade
O registro de propriedade é uma área em que o blockchain já tem sido muito bem-sucedido. Muitas vezes, o registro tradicional, como o feito em cartórios, é um processo complexo e demorado, e pode ser suscetível a fraudes e erros.
Quem trabalha no setor sabe como há uma grande burocracia que pode ser simplesmente eliminada com a implementação de redes distribuídas.
Blockchain pode ser usada para criar um registro seguro da propriedade de ativos, como imóveis e veículos. Isso pode ajudar a garantir a transparência e a integridade do processo de registro de propriedade, além de agilizar de maneira significativa todo o trâmite.
Ainda existem empresas que são focadas no registro de propriedade intelectual e autoral de conteúdo artístico, como livros, músicas e quadros.
Gestão de Supply Chain
Supply chain, ou cadeia de suprimentos, é o conjunto de processos que vão desde a produção de um produto até sua entrega final ao consumidor.
Blockchain pode ser usada para rastrear e gerenciar os produtos ao longo da cadeia, garantindo a transparência e a integridade da atividade. Isso pode ajudar a garantir que os produtos sejam produzidos de maneira ética e responsável, e também ajuda a prevenir fraudes e erros.
Esses são apenas alguns exemplos de como o blockchain tem sido muito bem-sucedido quando combinado com outras tecnologias.
Então, use e abuse da cadeia de blocos como um ingrediente valioso que pode ser adicionado a soluções existentes para torná-las mais seguras, justas e transparentes.
Bon appétit!
Sobre o autor
Fabrício Santos é especialista em blockchain e criptomoedas da Criptomaníacos, contribuindo no setor de conteúdo, produto e pesquisa na empresa desde 2019.
Participe da comunidade de criptomoedas que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os principais especialistas do país