Imagem da matéria: Mineradores de criptomoedas descobrem como  burlar limitador em placas GeForce RTX 3060
Rig de mineração com GPUs (Foto: Shutterstock)

Os desenvolvedores do software de mineração NBMiner descobriram como romper parcialmente o limitador de hash colocado em placas de vídeo (GPU) para torná-las menos atrativas aos mineradores.

De acordo com a VideoCardz, a solução é capaz de desbloquear até 70% do desempenho de mineração de GPUs da linha GeForce da Nvidia que possuem o Lite Hash Rate (LHR) — um limitador de 50% da taxa de hash que afeta diretamente a capacidade de mineração.

Publicidade

O algoritmo foi usado pela primeira vez em fevereiro na RTX 3060 e desde então, todas as placas de vídeo da linha RTX 30 (com exceção do modelo RTX 3090) contam com o LHR por padrão. 

A solução que a NBMiner trouxe na versão 39.0 do software não desativa os chips LHR, mas permite que o usuário ajuste a taxa de hash desbloqueável máxima para uma GPU. 

Desse modo, o minerador consegue usufruir até 70% do poder de mineração da placa de vídeo ao invés dos atuais 50%. No entanto, os desenvolvedores recomendam que os mineradores usem 68% do desempenho das GPUs para terem mais estabilidade.

Com esse novo hack no mercado, os mineradores podem obter até 41 MH/s da GeForce RTX 3060 Ti LHR, o que a coloca no mesmo patamar da Radeon RX 5600 XT ou GeForce RTX 2070, segundo o Tom’s Hardware.

Publicidade

Solução para mineradores de criptomoedas

Por enquanto, os benefícios só poderão ser usados por mineradores de Ethereum (ETH), já que a atualização é compatível apenas com o algoritmo ethash.

Apesar da medida não ser uma solução definitiva, mineradores podem voltar às GPUs para minerar enquanto não chega o Ethereum 2.0, a nova versão da moeda que abandona o consenso de prova de trabalho (PoW).

Essa não é a primeira vez que os mineradores tentam contornar as limitações impostas por fabricantes nas placas de vídeo. Logo após a GeForce RTX 3060 ter sido lançada, os mineradores conseguiram burlar as restrições de hash depois que a própria NVIDIA vazou um driver capaz de remover o limitador.

Isso causou uma escassez do produto no mercado e incentivou a Nvidia a relançar a GeForce RTX 3060, dessa vez, com um novo limitador. Antes da NBMiner ter lançado a atualização nesta semana, nenhum outro grupo desenvolvedores tinha conseguido burlar as restrições da taxa de hash.

VOCÊ PODE GOSTAR
Joe Biden posa para foto

Memecoins de potenciais substitutos de Joe Biden disparam até 200% após ele pegar Covid-19

Memecoins inspiradas em Kamala Harris e Gavin Newsom chegaram a disparar até 200% após Joe Biden anunciar que está com Covid-19
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Partido de Trump lança programa que visa impulsionar a inovação com criptomoedas

Documento faz menções contra CBDCs e a favor da mineração de Bitcoin
Imagem da matéria: Novo ETF lançado nos EUA permite apostar contra as ações da Coinbase

Novo ETF lançado nos EUA permite apostar contra as ações da Coinbase

O novo fundo sobe quando a Coinbase cai e também gera renda passiva para os investidores
Imagem da matéria: Sinais mistos deixarão Bitcoin "instável" nos próximos meses, diz Coinbase

Sinais mistos deixarão Bitcoin “instável” nos próximos meses, diz Coinbase

O terceiro trimestre de 2024 começou com um “tom amargo” graças às vendas de Bitcoin da Alemanha e da Mt. Gox, diz a Coinbase Research