A taxa de hash do Bitcoin despencou cerca de 38% no período que antecedeu o fim de semana de férias, quando os mineradores sediados nos EUA encerraram suas operações durante um período de clima extremo.
É o que os meteorologistas estão chamando de “ciclone bomba,” que provocou condições de nevasca em alguns lugares, deixou muitos no Maine e em Nova York sem energia, de acordo com dados da PowerOutage.us. Desde sexta-feira, 23 de dezembro, havia mais de um milhão de empresas e casas sem energia.
Isso também afetou profundamente vários mineradores, que correram para desligar suas máquinas.
De acordo com dados da Glassnode, a taxa de hash da rede caiu para 156,36 EH/S em 24 de dezembro, saindo dos 252,98 EH/S em 21 de dezembro, a maior queda diária desde o início de junho.
A taxa de hash mede o poder computacional total usado para minerar e processar transações em uma rede blockchain. Quanto maior a taxa de hash, mais descentralizada e segura a rede se torna.
Mineradores de Bitcoin restringem operações
O clima extremo se estendia até o sul, até o Rio Grande, ao longo da fronteira com o México, com a mineradora Riot Blockchain encerrando suas atividades em sua instalação em Rockdale no Texas na quinta-feira” para garantir a segurança dos membros da equipe.”
A Core Scientific, outra grande empresa de mineração de Bitcoin, que na semana passada entrou com um pedido de recuperação judicial, mudou-se para reduzir temporariamente suas operações na sexta-feira.
“Devido ao clima frio extremo que varre a metade leste e sul dos EUA, estamos organizando múltiplas reduções de energia para ajudar a estabilizar a rede elétrica. Espera-se que a produção de BTC diminua durante esse período”, a empresa comentou no Twitter.
A taxa de hash da rede Bitcoin se recuperou para 249,02 EH/S até domingo à noite, segundo dados do IntoTheBlock, com a última queda dificilmente tendo qualquer impacto sobre o preço da criptomoeda que é líder de mercado.
O Bitcoin estava sendo negociado a US$ 16.839 no momento em que este artigo foi escrito, um aumento de 0,6% nos últimos sete dias, segundo a CoinGecko.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.