Mineradores caseiros de criptomoedas serão multados pelo governo no Irã

Um porta-voz do Ministério de Energia do Irã disse que aqueles que estão minerando cripto usando eletricidade doméstica pagarão uma pesada multa se forem identificados
Imagem da matéria: Mineradores caseiros de criptomoedas serão multados pelo governo no Irã

Foto: Shutterstock

Mineradores de criptomoedas que usam eletricidade doméstica no Irã enfrentarão uma “multa pesada”, segundo Mostafa Rajabi, um porta-voz do Ministério de Energia do Irã, de acordo com o Tehran Times.

Rajabi acrescentou que a mineração de criptomoedas é uma das duas maiores ameaças ao fornecimento de eletricidade do Irã neste ano – junto com uma redução na energia proveniente de usinas hidrelétricas devido à falta de chuva.

Publicidade

Em meio a essas preocupações, o governo iraniano está reprimindo a mineração não autorizada que ocorre com eletricidade doméstica. A indústria de mineração depende fortemente da rede elétrica do Irã e, portanto, coloca grandes demandas no fornecimento de energia nacional. Rajabi também acrescentou que a prática pode até causar apagões em todo o país.

Além da “multa pesada” enfrentada pelos mineradores que usam eletricidade doméstica, aqueles pegos pelo governo também serão feitos para compensar os danos que causam ao fornecimento de eletricidade do país.

A mudança é a mais recente de uma longa série de medidas tomadas para controlar a indústria de mineração de criptomoedas no Irã.

Mineração no Irã

O Irã legalizou a mineração industrial de criptomoedas em 2019. Naquela época, os ministros iranianos disseram que a indústria poderia extrair mais de US$ 8,5 bilhões por ano.

Publicidade

A medida foi considerada por muitos como um aumento da receita do estado em meio a duras sanções econômicas aplicadas como parte da doutrina do Irã de “pressão máxima” do ex-presidente Trump.

Em outubro do ano passado, a indústria havia crescido a tal ponto que até o Banco Central do Irã apresentou novas regulamentações que direcionavam os recursos do Bitcoin extraído do Irã para fundos do governo para que o Irã pudesse financiar as importações.

Mas, apesar da adoção da mineração de Bitcoin pelo país, o Irã tem lutado consistentemente para equilibrar as necessidades da indústria com as demandas mais amplas de eletricidade do país.

A legislação inicial do Irã proibia os mineradores de operar durante os horários de pico de eletricidade, e a mineração usando energia subsidiada nunca foi permitida pelo governo.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co