Porque a Mineração do Bitcoin Cash não Deve Afetar Muito o Bitcoin

Imagem da matéria: Porque a Mineração do Bitcoin Cash não Deve Afetar Muito o Bitcoin

Nos últimos dois dias, a mineração do Bitcoin Cash (Bcash ou BCH) estava mais lucrativa do que a do Bitcoin (BTC). Isso resultou nos mineradores trocando de Bitcoin para Bitcoin Cash, causando uma aceleração significativa de blocos na chain do Bcash, até o ponto onde várias dezenas de blocos foram encontrados por hora. Enquanto isso, a blockchain do Bitcoin desacelerou significativamente; Em alguns casos, apenas um ou dois blocos foram encontrados a cada hora.

No curto prazo, portanto, os usuários do Bitcoin foram incomodados: eles tiveram que aguardar mais por suas transações para confirmar, e eles tiveram que pagar mais taxas para confirmá-las rapidamente.

Publicidade

No longo prazo, no entanto, essa dinâmica pode tornar a cadeia do Bitcoin Cash muito instável.

Aqui está o porquê.

Teoria versus prática

Em primeiro lugar, deve-se notar que, por razões de simplicidade, este artigo faz alguns pressupostos que não (ou necessariamente) se mantêm na medida da realidade.

Por exemplo, o artigo assumirá que todos (ou a maioria) dos mineradores se preocupam principalmente com os lucros a curto prazo, assumirá que os mineradores podem alternar entre diferentes blockchains sem custo (ou pouco), não levará em conta que os mineradores precisam esperar 100 blocos antes que eles possam gastar suas recompensas do bloco, e mais.

Talvez mais importante, o artigo também assumirá que as recompensas do bloco Bitcoin são mais valiosas do que as recompensas do bloco Bitcoin Cash. No momento da redação, este é o caso, por uma margem relativamente grande. Ambos os mineradores de Bitcoin e Bcash recebem pelo menos 12,5 novas moedas por bloco, mas o BTC é cerca de seis vezes mais valioso do que o BCH. Além disso, os blocos Bitcoin possuem taxas significativamente maiores.

Embora a realidade da situação seja mais complexa do que isso, a dinâmica geral deve aguentar – pelo menos até que, e a menos que, as recompensas dos blocos do Bcash se tornem mais valiosas do que as de Bitcoin.

Publicidade

Dinâmica da mineração

Mineradores mineram para obter lucro, ou pelo menos essa é a suposição para este artigo. Eles investem recursos – tempo, eletricidade, hardware e mais – em troca de moedas.

A rentabilidade da mineração é determinada pelo valor da recompensa do bloco, e a “dificuldade” de minerar um bloco. Se a dificuldade for maior, os mineradores precisam investir mais recursos para encontrar um bloco. Se a dificuldade for menor, os mineradores precisam investir menos.

Notavelmente, o que realmente não importa para a rentabilidade no curto prazo, é o número de outros mineiros (por força de hash) que estão minerando em uma determinada cadeia. Se muitos mineradores estão, por exemplo, minerando na cadeia Bcash, significa apenas que todos esses mineradores encontram blocos Bcash mais rápido por um tempo.

Esta situação se auto-ajusta ao longo do tempo, quando a dificuldade se ajusta. Tanto no Bitcoin quanto no Bcash, a dificuldade se ajusta a cada 2016 blocos, o que é “suposto” acontecer a cada duas semanas. Se esses 2016 blocos forem encontrados em menos de duas semanas, a dificuldade será ajustada para cima, então os próximos 2016 serão mais difíceis de encontrar. Se estes blocos blocos são encontrados em mais de duas semanas, a dificuldade se ajusta para baixo, então os próximos 2016 blocos serão mais fáceis de encontrar.

Publicidade

Esses ajustes acontecem em relação à o quão rápido ou lento os blocos foram mineradosos em relação a velocidade que estava “presvista”, e pode aumentar ou diminuir quatro vezes (x4 ou x0.25) no máximo.

Bitcoin Versus Bcash

Agora, uma vez que uma recompensa do bloco Bcash atualmente vale cerca de sete vezes menos do que uma recompensa do bloco Bitcoin, Bcash só pode ser mais lucrativo se a minha dificuldade for mais de sete vezes menor. (Este foi o caso nos últimos dias).

Mas se isso ocorrer, acontece algo interessante. Desde o momento em que Bcash é mais lucrativo para minerar, imediatamente se torna mais lucrativo para todos os mineradores. Assim, todos os mineradores abandonariam imediatamente a cadeia do Bitcoin e, em vez disso, minerariam Bcash exclusivamente.

Claro, isso não pode continuar para sempre. Se houver tantos mineradores assim na cadeia Bcash, os 2016 blocos serão encontrados extremamente rápido. (Este foi o caso nos últimos dias.) Como tal, o próximo ajuste de dificuldade vem muito rápido também; Potencialmente dentro de um dia ou dois. (Isso aconteceu.) E o mais importante, como os blocos foram encontrados tão rapidamente, a dificuldade agora se ajusta muito para cima: provavelmente quatro vezes. (e foi isso que aconteceu.)

É aí que começam os problemas do Bitcoin Cash.

Neste ponto, a dificuldade do Bcash é tão alta que o Bitcoin é mais uma vez a cadeia mais lucrativa para minerar. Como tal, com esses eventos, todos os mineradores agora devem voltar para a mineração do Bitcoin.

Publicidade

A dificuldade do Bitcoin, entretanto, já era bastante alta. Uma vez que todos os mineradores voltam, os 2016 blocos  podem ou não ser encontrados um pouco mais rápido do que o normal. Mas nada fora do comum.

Como tal, mesmo após os 2016 blocos do Bitcoin serem encontrados, não haverá muitas mudanças. Bitcoin ainda seria uma cadeia mais rentável para a mineração. Os mineradores que maximizem os lucros, continuarão a minerar apenas o Bitcoin.

E uma vez que o próximo período de dificuldade acabar, mais uma vez, nada mudará. A Bitcoin ainda seria mais lucrativa para todos os mineradores.

Enquanto isso, no lado oposto da equação, nenhum minerador iria minerar Bitcoin Cash. Não seria muito lucrativo.

Soluções do Bitcoin Cash

Bcash possui soluções para este tipo de problema.

Primeiro, o Bcash implementou um esquema de reajuste de emergência para lidar com situações como essas. Se, dentro de um período de doze horas, menos de seis blocos são encontrados, a dificuldade se ajusta em 20%. Isso pode ajudar a diminuir a dificuldade para níveis normais mais rápido.

Mas essa não é uma solução perfeita em si mesma. Por um lado, ele ainda exige pelo menos seis blocos sejam encontrados, e provavelmente mais para obter a dificuldade de volta ao normal. Isso significa que os mineradores ainda precisam minerar na cadeia Bcash mesmo tomando prejuizo, contra seus interesses de curto prazo. Além disso, os mineradores que não são amigáveis ​​com o Bcash poderiam – de forma irônica – minerar nessa cadeia apenas o suficiente para evitar tal reajuste.

E mesmo que alguns mineradores minerem na cadeia Bcash em direção a um ajuste de dificuldade, ele simplesmente definiria exatamente a mesma dinâmica depois de um tempo. A cadeia Bcash seria mais rentável para minerar por alguns dias, e depois a dificuldade dispararia para cima. Então, esses mineradores teriam que, mais uma vez, minerar com prejuizo, apenas para ativar novamente a mesma dinâmica. E de novo. E de novo.

Publicidade

Curiosamente, este cenário poderia potencialmente beneficiar os mineradores em geral, especialmente se eles coordenassem. Enquanto alguns mineradores precisariam minerar contra seus interesses de curto prazo para alcançar o ajuste de dificuldade exigido, uma vez que esse ajuste de dificuldade é atingido, todos os mineiros conseguem varrer quantidades maciças de recompensas dos blocos dentro de um dia ou dois.

Enquanto houver compradores para essas moedas, esse ciclo pode ser muito lucrativo para os mineradores no longo prazo.

Outra Solução (s)

Esta não é uma nova ciência.

A Namecoin, uma das primeiras altcoins, enfrentou problemas semelhantes em 2011. Após um súbito salto na taxa de hash, sua cadeia ficou presa, e demorou meses para que os mineradores ideologicamente motivados trabalhassem para uma próxima dificuldade de ajuste minerando com prejuizo. Este ciclo repetiu algumas vezes, momento em que Namecoin corrigiu o problema por “merged mining” da moeda com o Bitcoin. Todos os mineradores de Bitcoin agora podem minerar Namecoin automaticamente usando o mesmo poder de hash, sem necessidade de alternar entre cadeias. Muitos mineradores de Bitcoin fazem.

O problema que a Namecoin teve de enfrentar também é uma das principais razões pelas quais o criador do Litecoin, Charlie Lee, decidiu implementar o algoritmo de mineração Scrypt no Litecoin. Ele percebeu que uma altcoin não deveria competir com o Bitcoin para o poder de hash no algoritmo SHA256, exatamente por causa da instabilidade que resultaria. Ao escolher um algoritmo totalmente diferente, os mineradores não podem pular de uma cadeia para outra, resolvendo o problema também.

E muitas outras altcoins, como Ethereum, têm esquemas de reajuste de dificuldade muito mais rápidos. Embora isso possa exigir tecnicamente que os mineradores minerem em uma perda em alguns casos (e poderiam ter outros efeitos prejudiciais), esta situação deve resolver em algumas horas ou dias – não semanas ou meses.

Se a Bitcoin Cash optar por adotar qualquer uma dessas soluções, a moeda provavelmente exigirá outro hard fork.

Alternativamente, é claro, as recompensas em bloco terão de se tornar mais valiosas do que as de Bitcoin.

*Texto escrito por Aaron van Wirdum.