Imagem da matéria: Mercedes-Benz apresenta galeria de NFTs e assistente de IA
(Foto: Shutterstock)

A fabricante alemã de automóveis Mercedes-Benz lançou uma atualização para sua assistente virtual no carro que inclui uma galeria de NFTs e uma assistente de voz de IA com “perfis emocionais”.

A empresa apresentou sua atualização da Assistente Virtual MBUX na edição de 2024 da Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas. A assistente virtual, que é alimentada por IA generativa, é executada no Sistema Operacional Mercedez-Benz (MB.OS) de última geração desenvolvido internamente pela montadora.

Publicidade

Anunciada como a “interface mais humana de um Mercedes-Benz até hoje”, a nova versão da Assistente Virtual MBUX utiliza um modelo de linguagem ampla (LLM) para interagir com o motorista usando um dos quatro “perfis emocionais”, disse Markus Schäfer, diretor de tecnologia da Mercedes-Benz, em uma entrevista à PCMag. Ela pode alternar entre os modos natural, preditivo, pessoal e empático, explicou ele.

“Por meio dos avanços em inteligência artificial, a Mercedes-Benz do futuro conhecerá seu motorista como nunca antes”, disse Schäfer. “Isso melhorará e complementará a vida de nossos clientes — em seus carros e em outras áreas também.”

A Assistente MBUX aprenderá as preferências do motorista, como ligar automaticamente a estação de rádio preferida durante o trajeto matinal ou ativar os massageadores do assento e as luzes fracas durante a condução noturna.

A Mercedes-Benz anunciou em junho de 2023 que incorporaria o chatbot ChatGPT da OpenAI à sua assistente de voz Mercedes-Benz User Experience (MBUX). No entanto, Schäfer observou que o produto final não será “necessariamente” restrito ao uso do ChatGPT, observando que a Mercedes-Benz poderia trocá-lo por outros chatbots “se identificarmos opções que sejam melhores para o cliente”. Isso poderia incluir o uso de LLMs alternativos para oferecer melhor localização em diferentes regiões, por exemplo.

Publicidade

Os motoristas poderão optar por não participar do programa, a assistente virtual só aprenderá com carros individuais e os dados não serão compartilhados entre os motoristas, acrescentou Schäfer.

A Assistente Virtual MBUX atualizada será lançada no início de 2025.

Galeria NFT interna

A Mercedes-Benz também está reformulando seus sistemas de navegação e de entretenimento no carro (ICE). Ele vai incorporar uma experiência de música no carro, a MBUX Sound Drive, desenvolvido pelo artista Will.i.am, que permite que a música “reaja à maneira como o carro está sendo dirigido”.

Um novo aplicativo, o MBUX Collectibles, permite que os motoristas exibam sua coleção de tokens não fungíveis (NFT) no painel do veículo, incluindo os NXT NFTs da própria marca na blockchain Ethereum. A empresa ganhou as manchetes no ano passado quando o lançamento de sua coleção de NXT Icons NFT causou a queda de seu site.

A Mercedes-Benz também está usando a tecnologia blockchain para aplicações menos supérfluas; em 2020, ela anunciou que estava testando um projeto para rastrear a quantidade de emissões de CO² em sua cadeia de suprimentos de cobalto usando blockchain, em colaboração com a startup de rastreabilidade Circulor.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Divulgador da BitConnect é proibido de administrar empresas por 5 anos

Bigatton foi condenado na sexta-feira (12) a três anos de reconhecimento de bom comportamento e desqualificado para administrar empresas por cinco anos
Imagem da matéria: PixelTap: aprenda a ganhar milhões de tokens no jogo do Telegram da Pixelverse

PixelTap: aprenda a ganhar milhões de tokens no jogo do Telegram da Pixelverse

O jogo PixelTap do Telegram permite que você lute contra robôs para ganhar moedas antes de um airdrop de token — e você pode ganhar muito mais com esse bônus fácil
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Notcoin salta 25% na semana e é a criptomoeda com melhor desempenho no top 100

Apesar dos ganhos recentes de 25%, a volatilidade ainda dita o tom do Notcoin (NOT)
Lionel Messi jogador de futebol durante partida pela seleção da Argentina

Tokens da Argentina e Espanha despencam mais de 20% após títulos; entenda por quê

Tokens oficiais das seleções da Argentina e Espanha caíram entre 22% e 25% após as vitórias de domingo