Imagem da matéria: Mercado Bitcoin lista Optimism (OP) em sua plataforma
(Foto: Optimism)

O Mercado Bitcoin, maior plataforma de ativos digitais da América Latina, listou nesta segunda-feira (6) o Optimism (OP), token de um dos maiores projetos voltados para aumentar a eficiência do Ethereum.

Lançada ao mercado em 31 de maio, o token faz parte da solução de escalabilidade de segunda camada (L2) que tem o objetivo de ter transações com a segurança da rede Ethereum, de forma mais rápida e barata.

Publicidade

Isso é possível por meio do Optimistic Rollups, uma tecnologia cripto que agrupa as transações para reduzir a carga de tráfego na rede principal.

Entendendo Optimistic Rollups

O processo do Optimism conta com os sequenciadores que executam os cálculos off-chain, publicando os dados de transação compactados em um contrato inteligente no Ethereum, com diversos pontos de verificação em momentos periódicos.

Toda vez que o sequenciador publica informações de uma transação, há uma janela na qual qualquer pessoa pode executar cálculos para determinar se os dados da transação são válidos.

Após esse fluxo, o verificador recebe parte do depósito como recompensa pelo esforço enquanto o restante é queimado, e em seguida, um novo sequenciador verifica os dados registrados na cadeia.

Publicidade

Para Lucas Pinsdorf, especialista de novos negócios do Mercado Bitcoin, devido ao número cada vez maior de usuários usando a rede Ethereum, certas limitações foram encontradas, sendo assim as soluções de segunda camada fazem a diferença, melhorando a capacidade da rede e reduzindo taxas.

As principais vantagens do OPTIMISM (OP) são:

Interoperabilidade: foi projetado para que os usuários possam enviar mensagens arbitrárias entre contratos inteligentes no Optimism e no Ethereum, possibilitando a transferência de ativos, incluindo tokens ERC 20, entre as duas redes.

Velocidade: permite que as transações sejam concluídas em uma velocidade muito acima da rede principal do Ethereum.

Escalabilidade: com a diminuição dos custos por transações em até 100 vezes, o projeto busca trazer uma alta escalabilidade para o mundo cripto.

Distribuição para bens públicos: construiu uma fonte de financiamento sustentável nos mecanismos da própria rede. A receita direta ou leiloada do sequenciador é distribuída de volta ao ecossistema principalmente por meio do Financiamento de Bens Públicos Retroativos, criando fortes incentivos para que os indivíduos construam para o bem público do Optimism Collective.

Publicidade

Governança: irá distribuir 5,4% do fornecimento inicial total de tokens (231.928.234 OP) para projetos e comunidades do Optimism por meio do Governance Fund. O objetivo do Governance Fund é capacitar a comunidade do OP para incentivar proativamente o crescimento futuro de projetos e comunidades no ecossistema Optimism.

VOCÊ PODE GOSTAR
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Hong Kong bane Worldcoin por coleta de dados “desnecessária e excessiva”

A Worldcoin chegou a escanear o rosto e a íris de 8.302 indivíduos durante sua operação em Hong Kong, segundo autoridades
Imagem da matéria: Volume de negociação de 'Notcoin' ultrapassa US$ 1 bilhão no maior airdrop de jogos de 2024

Volume de negociação de ‘Notcoin’ ultrapassa US$ 1 bilhão no maior airdrop de jogos de 2024

Jogo Notcoin, baseado no Telegram, lançou mais de 80 bilhões de tokens para cerca de 35 milhões de jogadores em um airdrop
Arte digital mostra mãos operando um celular que projeta moedas

Como declarar tokens de utilidade no Imposto de Renda 2024?

Entenda como declarar os utility tokens, ativos que dão acesso a serviços específicos
Imagem da matéria: Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Ripple anuncia programa contínuo de bolsas em dinheiro para programadores do Brasil

Meta é que comunidade de programadores crie soluções na XRP Ledger, blockchain usada pela empresa e que tem o token nativo XRP