Imagem da matéria: Mercado Bitcoin lista Optimism (OP) em sua plataforma
(Foto: Optimism)

O Mercado Bitcoin, maior plataforma de ativos digitais da América Latina, listou nesta segunda-feira (6) o Optimism (OP), token de um dos maiores projetos voltados para aumentar a eficiência do Ethereum.

Lançada ao mercado em 31 de maio, o token faz parte da solução de escalabilidade de segunda camada (L2) que tem o objetivo de ter transações com a segurança da rede Ethereum, de forma mais rápida e barata.

Publicidade

Isso é possível por meio do Optimistic Rollups, uma tecnologia cripto que agrupa as transações para reduzir a carga de tráfego na rede principal.

Entendendo Optimistic Rollups

O processo do Optimism conta com os sequenciadores que executam os cálculos off-chain, publicando os dados de transação compactados em um contrato inteligente no Ethereum, com diversos pontos de verificação em momentos periódicos.

Toda vez que o sequenciador publica informações de uma transação, há uma janela na qual qualquer pessoa pode executar cálculos para determinar se os dados da transação são válidos.

Após esse fluxo, o verificador recebe parte do depósito como recompensa pelo esforço enquanto o restante é queimado, e em seguida, um novo sequenciador verifica os dados registrados na cadeia.

Publicidade

Para Lucas Pinsdorf, especialista de novos negócios do Mercado Bitcoin, devido ao número cada vez maior de usuários usando a rede Ethereum, certas limitações foram encontradas, sendo assim as soluções de segunda camada fazem a diferença, melhorando a capacidade da rede e reduzindo taxas.

As principais vantagens do OPTIMISM (OP) são:

Interoperabilidade: foi projetado para que os usuários possam enviar mensagens arbitrárias entre contratos inteligentes no Optimism e no Ethereum, possibilitando a transferência de ativos, incluindo tokens ERC 20, entre as duas redes.

Velocidade: permite que as transações sejam concluídas em uma velocidade muito acima da rede principal do Ethereum.

Escalabilidade: com a diminuição dos custos por transações em até 100 vezes, o projeto busca trazer uma alta escalabilidade para o mundo cripto.

Distribuição para bens públicos: construiu uma fonte de financiamento sustentável nos mecanismos da própria rede. A receita direta ou leiloada do sequenciador é distribuída de volta ao ecossistema principalmente por meio do Financiamento de Bens Públicos Retroativos, criando fortes incentivos para que os indivíduos construam para o bem público do Optimism Collective.

Publicidade

Governança: irá distribuir 5,4% do fornecimento inicial total de tokens (231.928.234 OP) para projetos e comunidades do Optimism por meio do Governance Fund. O objetivo do Governance Fund é capacitar a comunidade do OP para incentivar proativamente o crescimento futuro de projetos e comunidades no ecossistema Optimism.

VOCÊ PODE GOSTAR
o que é mineração de bitcoin

Nunca tantas pessoas pesquisaram sobre halving no Google quanto agora

Não só o halving, mas termos técnicos relacionados ao Bitcoin estão entrando na consciência pública mais do que nunca
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

Hedera (HBAR) salta 113% em meio à confusão sobre fundos tokenizados da BlackRock

A BlackRock, no entanto, disse que não está diretamente envolvida no esforço de tokenização da Archax
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Manhã Cripto: EUA pedem 3 anos de prisão para CZ da Binance e Do Kwon pode levar multa de US$ 5,3 bilhões

O Departamento de Justiça quer que CZ passe três anos na prisão por liderar a Binance no período em que a empresa violou leis de lavagem de dinheiro