*Correção: O jogador Douglas Luiz Soares de Paul é do Aston Villa e não do Manchester City como incialmente informado. O texto foi corrigido.
O Mercado Bitcoin anunciou nesta terça-feira (08) que as negociações do Vasco Token — ativo digital criado pela exchange em parceria com o clube Vasco da Gama — já estão abertas para o público.
No total, a corretora disponibilizou 500.000 mil tokens, cada um com preço de R$ 100. Em novembro, quando o lançamento do ativo foi anunciado, a empresa disse que o objetivo era alcançar R$ 50 milhões com as vendas.
Como funciona o token do Vasco?
Os tokens, chamados de MBVASCO01, estão “conectados” a 12 jogadores do clube carioca (veja lista abaixo). Quem compra um deles tem direito a receber uma parte de eventuais transferências feitas por meio do Mecanismo de Solidariedade da Fifa.
Em resumo, o mecanismo de solidariedade é um dispositivo da Fifa que remunera um clube responsável pelo treinamento de um atleta. Quanto “mais caro” é um jogador, maior é o repasse aos clubes e, consequentemente, maior o ganho de quem comprou o ativo.
Riscos
De acordo com o Mercado Bitcoin, há riscos na negociação e o retorno financeiro a quem adquire um ativo vai depender de alguns fatores.
Um deles, informou a exchange em seu site, é a carreira do atleta, que pode ser afetada ao longo dos anos. O jogadore pode ter atuações ruins ou mesmo contusões, por exemplo.
Outro quesito é a questão cambial, já que a precificação de jogadores é feita em euro. Portanto, a cotação da moeda da União Europeia também afetará a valorização ou não do ativo.
Live sobre o Vasco Token
Nesta terça-feira, às 20h30, a empresa fará uma live para explicar melhor o projeto e falar sobre tokenização no futebol. Participam do evento virtual os ídolos do clube Roberto Dinamite, Romário e Ricardo Rocha.
Quais jogadores foram tokenizados?
- Josef de Souza Dias — Besiktas, Turquia
- Douglas Luiz Soares de Paul — Aston Villa, Inglaterra Manchester City
- Philippe Coutinho — Barcelona, Espanha
- Alex Teixeira Santos — Jiangsu Suning, China
- Paulo Henrique S. Filho (Paulinho) — Bayer Leverkusen, Alemanha
- Allan Marques Loureiro — Everton, Inglaterra
- Evander da Silva Ferreira — Midtjylland, Noruega
- Luan Garcia Teixeira — Palmeiras, Brasil