O Mercado Bitcoin anunciou que vai disponibilizar a partir da terça-feira (3) oito novos fan tokens — ativos digitais ligados a grupos esportivos — em sua plataforma de negociação.
São cinco criptomoedas de clubes de futebol, duas de equipes de Fórmula 1 e uma de um time de luta. Os preços variam de R$ 5 a R$ 150. Confira os nomes:
Manchester City (CITY), do Reino Unido; seleção argentina de futebol (ARG); eSports Team Alliance (ALL), da Suécia; Natus Vincere (NAVI), da Ucrânia; Team Heretics (TH), da Espanha; Professional Fighters League (PFL), time de luta dos Estados Unidos; Aston Martin Cognizant (AM), equipe de Fórmula 1 do Reino Unido; Alfa Romeo Racing (Sauber), equipe de Fórmula 1 da Suíça.
Bruno Milanello, executivo de Novos Negócios da exchange, disse no comunicado que investir em nesse tipo de ativo é uma maneira lúdica e rápida de entrar no mundo cripto:
“Os conceitos, como carteira e blockchain, são iguais aos do Bitcoin, mas os fan tokens são de outra natureza. O valor não varia com o BTC ou qualquer outro ativo digital. É de livre negociação. É uma nova forma de interagir com os clubes e seus atletas”
A listagem dos fan tokens se deu por meio de uma parceria da corretora com a Socios.com, empresa por trás do token Chiliz (CHZ). Em março deste ano, o CEO do projeto, Alexandre Dreyfus, anunciou que abriria um escritório em São Paulo.
Leia Também
Maior oferta
As corretoras brasileiras, que até ano passado ofereciam aos clientes apenas criptomoedas ‘mainstream’, expandiram a oferta de ativos em 2021.
O Mercado Bitcoin, por exemplo, já havia disponibilizado em sua plataforma outros nove fan tokens: Futbol Club Barcelona (BAR), AC Milan (ACM), AS Roma (ASR), Atlético De Madrid (ATM), Galatasaray (GAL), Independiente (CAI), Juventus (JUV), Paris Saint-Germain (PSG) e OG Sports (OG).
Ao longo de maio, a exchange também liberou 18 criptomoedas em sua plataforma de negociação, dentre eles o Basic Attention Token (BAT) e o Enjin Coin (ENJ).
Nos últimos meses, a corretora Foxbit disponibilizou criptomoedas como Polkadot (DOT) e Uniswap (UNI).
Em abril, a exchange Coinext autorizou a compra e a venda de Cardano, (ADA), LINK, Stellar (XLM), EOS e Dogecoin (Doge).