Imagem da matéria: Mensagem bíblica é colocada no bloco 666.666 do Bitcoin
Foto: Shutterstock

A Bíblia não é algo que você associaria instantaneamente ao Bitcoin. Mas na terça-feira (18), alguém deixou a seguinte mensagem bíblica no bloco 666.666 da blockchain da moeda: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”

Bitcoin (e outros blockchains) permitem que os usuários incluam qualquer mensagem em suas transações. Eles são imutáveis e privados, como as próprias transações, e não podem ser apagados de forma alguma devido ao design de blockchains.

Publicidade

A citação agora faz parte do Bitcoin para sempre. De acordo com o guia de significado bíblico Bibref, a passagem foi interpretada por estudiosos religiosos como uma ideia de viver para o bem dos outros, ser honesto consigo mesmo e vencer o mal com o bem. Isso serve, em tese, como um aceno para o ethos central do Bitcoin — o de fornecer um sistema monetário justo e inclusivo para todos.

A mensagem edificante foi, ironicamente, impressa exatamente na altura do bloco 666.666, a chamada “Marca da Besta” no livro sagrado e um número associado ao diabo ou ao anticristo.

Mas os toques religiosos não param por aí. Como mostra a imagem abaixo, os endereços alfanuméricos que receberam as mensagens continham as palavras “GoD” e “BibLE” (Deus e Bíblia em inglês), sugerindo que quem enviou a transação planejou tudo com cuidado, em vez de ser uma coincidência.

Endereço do bloco

A transação foi uma das 2.728 transações incluídas no bloco de altura 666.666, que no geral rendeu 0,5 BTC ($ 18.500) em taxas para os mineradores.

Publicidade

A mensagem bíblica juntou-se ao grupo de outras mensagens históricas e memoráveis incluídas em outras transações de Bitcoin. A mais conhecida até agora foi a escrita pelo próprio criador da criptomoeda, Satoshi Nakamoto.

Foi incluída logo na primeira transação do Bitcoin (ou o bloco “gênesis”), manchete de um jornal inglês que descreveu a crise financeira da época, “Chancellor on brink of second bailout for bank”, que se refere ao resgate financeiro de um banco pelo governo em decorrência da crise de 2008.

Enquanto isso, não são apenas os comentários históricos que chegam ao Bitcoin. No ano passado, um homem europeu registrou o nascimento de seu filho no Bitcoin, enquanto em 2014, o primeiro casamento foi registrado no blockchain.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

ETF de Bitcoin da BlackRock é o 3º mais investido por brasileiros no exterior

Produto da BlackRock fica atrás apenas dos ETFs que seguem o índice S&P 500 e o setor imobiliário dos EUA
moeda de bitcoin envolta a luzes piscantes coloridas

CriptoTwitter: Veja reações ao halving do Bitcoin

O 4º halving chega com aplausos e grandes esperanças para uma nova era com o protocolo Runes online
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Quando será o próximo halving do Bitcoin?

O tão falado halving do Bitcoin acabou de acontecer, e o próximo já está no horizonte.
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Alta do Bitcoin pode ser retomada após o halving e alvo é US$ 150 mil, diz Bernstein

Analistas reiteraram a previsão de US$ 150 mil para o Bitcoin até o final de 2025