A plataforma de publicação de textos Medium encerrou a conta de diversos blogs relacionados a programas de análise de bugs (bug bounty ou airdrop), ICO e criptomoedas nas últimas semanas. Segundo reportagem da Bitcoin.com, o mesmo vem acontecendo em meios como Facebook, Twitter e Google.
O Medium é atualmente um importante meio de comunicação para empreendedores de criptomoedas que buscam divulgar seus projetos. O layout, ideal para textos longos e ferramentas multimídia, torna a plataforma uma das mais escolhidas para divulgação detalhada de projetos de ICO, exchanges e startups.
A ICO Status relata que tentou divulgar um texto no Medium anunciando novo projeto de análise de bugs, que foi imediatamente rejeitado pela plataforma. A denúncia, divulgada na última sexta-feira(15), conta que a publicação não foi aceita mesmo após substituírem alguns termos por siglas, como ETH (Ethereum) e SNT, da criptomoeda Status.
A publicação foi imediatamente suspensa, e recebemos, em seguida, um e-mail automático notificando uma violação genérica, sem detalhar nada específico, e um link para as políticas atualizadas do Medium referentes a criptomoedas.
Em outro trecho, a empresa classificou a atitude da Medium como uma tendência à censura:
Estamos preocupados que essa decisão evidentemente arbitrária de suspender nosso blog seja sinal de uma tendência problemática. […] Estamos apreensivos sobre a elevação da censura em torno das criptomoedas. Queremos que nossa sociedade seja mais livre para todos.
Nesta semana, a página Blockchain.io também foi suspensa. Embora tenham conseguido retomar o domínio do blog, a maioria das publicações relacionadas a airdrop desapareceu.
O desaparecimento de blogs sobre criptomoedas acontece ao mesmo tempo em que o Facebook, Google, e até o serviço de e-mail marketing Mailchimp decidiram bloquear publicidade sobre ICOs e criptoativos.
Os termos de uso do Medium dizem que a empresa pode remover qualquer conteúdo, por qualquer motivo. Até o momento, a companhia não indicou as razões para ter deletado as publicações.
O criador do Medium e ex-CEO do Twitter, Edwin Williams, não expressa opiniões pessoais sobre criptomoedas. A única menção à tecnologia foi publicada em sua conta no Twitter há cinco anos.
Leia também: John McAfee diz no Twitter que não vai Mais Recomendar ICOs após Ameaças de Reguladores
BitcoinTrade
A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/