Pioneiro no mundo das criptomoedas e criador de um antivírus que leva seu nome, John McAfee criticou a Receita Federal americana em uma série de tuítes na sexta-feira (4) e afirmou que não declara seu imposto de renda há oito anos.
Em sua conta na rede social, McAfee disse que impostos são “ilegais” e reclamou sobre os serviços prestados pelo governo. O pioneiro de cibersegurança ainda declarou que ele vive do dinheiro que ganhou na sua empresa de antivírus McAfee – da qual saiu em 1994 – e que seria um dos “principais alvos” do Serviço Interno de Receita (IRS) dos Estados Unidos, espécie de Receita Federal do país.
Logo depois, na mensagem, desafiou a agência a indiciá-lo por sonegação de impostos. “Aqui estou eu”, escreveu, em tom de deboche.
Ele ainda lançou diversos ataques à agência americana, que, segundo ele, se tornou “muito poderosa e intimidadora”:
“Ninguém vai f** com o enorme poder do IRS. Ele surgiu como um braço intimidador do governo, ao estilo da SS, durante o período de Proibição – quando beber álcool era um crime. Sem poder comprar legalmente álcool, o povo contava com os alambiques de famílias. (O IRS) começou destruindo alambiques, agora nos destroem”.
In preparation for my battle with the IRS: I purposely never transacted using privacy coins. Nor anyone in Team McAfee. We exclusively used Ethereum, Bitcoin and other trackable coins. It is impossible to hide transactions using these coins. Wallets are open to anyone's view.
— John McAfee (@officialmcafee) January 5, 2019
Mais cedo, o entusiasta das criptomoedas já havia postado outros tuítes sobre o tema, ao afirmar que a taxação de imposto é “inconstitucional” e um “roubo”. “A Receita Federal tira de você cerca de três meses do seu trabalho por ano”, escreveu, antes de anunciar que não paga mais impostos.
“Estou desafiando a agência responsável por impulsionar a loucura do nosso governo – a Receita Federal. Eles não ficarão de braços cruzados, eu sei disso. Mas eu me preparei a vida inteira para essa batalha. Nós não seremos capazes de nos livrar do jugo desse governo corrupto e insano sem uma batalha”, disse McAfee.
McAfee para presidente
Além de empresário, McAfee é conhecido por suas declarações inusitadas, principalmente nas redes sociais. Segundo seu próprio site, ele cobra cerca de US$ 105 mil para postar um tuíte. Em junho de 2018, McAfee havia anunciado que planejava concorrer à presidência dos EUA em 2020. Mais tarde, ele admitiu que a notícia era falsa e usada para promover o uso de criptomoedas.
McAfee também é conhecido pelo posicionamento bullish (atitude positiva) em relação às criptomoedas, especialmente o Bitcoin. Em fevereiro de 2018, a Receita Federal americana declarou que investidores deveriam começar a declarar ganhos em investimentos em criptomoedas, o que gerou diversas críticas.
BitcoinTrade
Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br