Imagem da matéria: MB lista Ambify (ABFY), token que permite compensar emissão de carbono
(Foto: Divulgação/Mercado Bitcoin)

O Mercado Bitcoin (MB), maior plataforma de ativos digitais da América Latina, listou nesta segunda-feira (9) o token Ambify (ABFY), que possibilita que usuários compensem suas emissões de carbono, reduzindo o impacto de suas atividades no meio ambiente de forma simples e acessível.

Desenvolvida pela Ambipar, o ABFY complementa o aplicativo Ambify, que oferece o crédito fragmentado por quilo e busca democratizar a transformação ambiental em direção a uma economia mais verde.

Publicidade

Como ativo a ser negociado na plataforma do MB, será possível calcular a pegada de carbono e comprar ABFY para compensá-la no futuro. No cálculo, é possível descobrir o quanto cada usuário deve compensar de acordo com seus hábitos e estilo de vida, sejam diários, semanais, mensais ou anuais.

Uma atividade específica pode ser calculada e equilibrada no mesmo instante. Enquanto a unidade do crédito de carbono equivale a uma tonelada de gás carbônico, cada token ABFY representa um quilo de CO2 compensado. Ao fracionar a operação, a Ambify busca engajar todos no combate às mudanças climáticas.

A pegada de carbono do brasileiro

Segundo as estimativas da empresa, um brasileiro consome em média sete toneladas de CO2 por ano, representando 19,17 quilos por dia. Uma viagem de avião de São Paulo para o Rio de Janeiro, por exemplo, reflete 48 quilos de gás carbônico, enquanto um conjunto completo de refeições ao dia – café da manhã, almoço, jantar e lanche – consome 15 quilos. Vinte quilômetros de um carro à gasolina configuram 3,7 quilos e o mesmo trajeto efetuado por um ônibus movido a Diesel, simboliza 12,1kg.

A pegada de carbono é calculada usando a ferramenta do programa internacional GHG Protocol – padrão internacional que estima as emissões de gases do efeito estufa. A empresa também contabiliza artigos publicados em revistas científicas, como Nature Climate Change, Climatic Change e Global Environmental Change.

Publicidade

“A listagem do token nos permite estar ao lado de uma empresa que é referência em soluções ambientais e desenvolveu um projeto promissor, que combina iniciativas ambientais com a filosofia e tecnologia da Web3”, afirma Fabrício Tota, diretor de Novos Negócios do MB. Segundo o executivo, a parceria representa um “marco na democratização de investimentos da sigla ESG”, ao apresentá-los para os 3,8 milhões de clientes da exchange.

De acordo com João Valente, Diretor de Ativos Digitais da Ambipar, a empresa “é geradora genuína e contínua de créditos de carbono, por meio de projetos florestais, agrícolas e de energia, além da Economia Circular. Nosso objetivo é popularizar e democratizar o mercado de crédito de carbono, tornando-o mais acessível a todos, visando uma economia de baixo carbono para regenerar o planeta”.

Para acessar o ativo, usuários deverão efetuar uma transferência (TED ou PIX) para a conta bancária do Mercado Bitcoin; após ter seu depósito validado, o cliente seleciona a criptomoeda “Ambify” na barra lateral esquerda e clica em “comprar e vender”. Em seguida, o investidor escolhe o valor a ser utilizado na compra e confirma a negociação.

  • Já pensou em inserir o seu negócio na nova economia digital? Se você tem um projeto, você pode tokenizar. Clique aqui, inscreva-se no programa Tokenize Sua Ideia e entre para o universo da Web 3.0!
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin está a caminho de registrar melhor setembro em 11 anos

Manhã Cripto: Bitcoin está a caminho de registrar melhor setembro em 11 anos

Apesar de recuar para US$ 63 mil nesta segunda-feira, o BTC ainda acumula ganhos de 7,8% no mês
logo da EigenLayer, protocolo de restaking ethereum

Token da EigenLayer (EIGEN) estreia em alta de 2,8%; conheça o projeto

EIGEN chegou a registrar ganhos superiores a 10% na manhã do primeiro dia de negociações, mas recuou em seguida
Imagem da matéria: “Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

“Melhor forma de regular tokenização é caminhar junto com mercado”, diz diretor da CVM

Daniel Maeda destaca o vasto potencial da tokenização e as inúmeras oportunidades para preencher lacunas no mercado
Ilustração do celular Seeker da Solana mobile

Solana Seeker: saiba tudo sobre o novo smartphone cripto

Com um preço menor que o Saga e hardware atualizado, o novo celular da Solana Mobile pretende levar sua iniciativa móvel a novos patamares