Buscar no site

Malásia lança stablecoin de sua moeda para atrair investidores e fomentar comércio exterior

Stablecoin pareada ao ringgit será emitida na blockchain pública Zetrix, base tecnológica do Malaysia Blockchain Infrastructure

Imagem da matéria: Malásia lança stablecoin de sua moeda para atrair investidores e fomentar comércio exterior
Nota de ringgit, moeda da Malásia (Foto: Wikimedia Commons)

A Malásia deu mais um passo em sua estratégia de digitalização financeira com o lançamento oficial da RMJDT, uma stablecoin pareada ao ringgit (unidade monetária do país) e emitida na blockchain pública Zetrix, base tecnológica do Malaysia Blockchain Infrastructure (MBI). O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) pela Bullish Aim Sdn. Bhd., empresa presidida por Tunku Ismail Ibni Sultan Ibrahim, Regente do estado de Johor.

O projeto nasce dentro do sandbox regulatório nacional dedicado a ativos digitais, que é um ambiente que permite ao governo acompanhar iniciativas experimentais com supervisão direta. A expectativa é que a nova moeda digital contribua para aumentar o uso internacional do ringgit em operações de comércio exterior, além de tornar o país mais atraente para investidores estrangeiros.

Junto com a emissão da stablecoin, a Bullish Aim também vai criar uma Digital Asset Treasury Company (DATCO), que começa com um aporte inicial de 500 milhões de ringgit em tokens Zetrix, com plano de expansão para 1 bilhão de ringgit. O modelo segue iniciativas corporativas de tesouraria em cripto vistas no exterior, como as de MicroStrategy e Bitmine Immersion.

Segundo a companhia, o objetivo é garantir custos estáveis de uso da rede para transações da RMJDT. A DATCO também deve participar ativamente da validação da rede, com o compromisso de sustentar até 10% dos nós validadores do MBI, reforçando a resiliência e a segurança da infraestrutura blockchain do país.

Tunku Ismail afirmou que o estabelecimento de uma tesouraria lastreada em tokens da Zetrix é “uma necessidade estratégica” para manter a estabilidade operacional da stablecoin e aprofundar o alinhamento com a blockchain nacional.

O governo malaio tem buscado posicionar o país no movimento global de tokenização. A RMJDT foi apresentada como parte de uma política pública que pretende explorar tecnologias distribuídas para aumentar a eficiência de sistemas de pagamento, comércio e serviços governamentais.

Quer investir na maior criptomoeda do mundo? No MB, você começa em poucos cliques e de forma totalmente segura e transparente. Não adie uma carteira promissora e faça mais pelo seu dinheiro. Abra sua conta e invista em bitcoin agora!