Imagem da matéria: Maiores pools de mineração do bitcoin já estão prontos para atualização Taproot
Foto: Shutterstock

Oito dos dez principais pools de mineração já sinalizam para a ativação da Taproot, a atualização mais importante que o bitcoin recebe em quatro anos.

De acordo com dados do site Taproot Watch, 77.56% dos pools estão preparados para a atualização, incluindo o AntPool, responsável por mais de 16% de todo poder de hash da cadeia do bitcoin.

Publicidade

Os dois pools do top 10 que ainda não sinalizam a Taproot – BTC.com e Binance Pool – já afirmaram que isso é uma questão de tempo. Hoje (17) a Binance disse no Twitter que após consultar os usuários, o seu pool dará suporte total para a Taproot até sexta-feira. 

A BTC.com também confirmou no dia 14 que se prepara para a sinalização e apesar de ainda não ser oficial, 10 dos 55 blocos minerados pelo pool já implementaram a Taproot.

A atualização do bitcoin só passa a valer quando 90% dos 2.016 blocos minerados durante um período de dificuldade – que geralmente dura duas semanas – sinalizarem a ativação da Taproot. 

É improvável que a atualização seja aprovada no atual período de dificuldade, previsto para encerrar em 27 de maio. Dos 561 blocos já minerados, 199 blocos não estão sinalizados, o que representa 10%. 

Publicidade

Para que a Taproot fosse aprovada nesta fase, os 1455 blocos que ainda não foram minerados, deveriam sinalizar a favor da atualização. Além disso, ainda há 11 pools que não se manifestaram sobre a Taproot até o momento.

Atualização do bitcoin

Uma vez que os maiores pools do mercado e, portanto, aqueles que mineram mais blocos de bitcoin, são favoráveis a Taproot, a atualização tem grandes chances de acontecer esse ano.

O prazo para que todos os mineradores decidam se vão sinalizar ou não a Taproot se encerra no dia 11 de agosto. Se 90% dos blocos estiverem preparados, a rede do bitcoin será atualizada em novembro. 

A Taproot traz uma série de melhorias para o ecossistema que focam principalmente na privacidade. Quando for ativada, a atualização vai permitir que as transações complexas, como as que exigem assinaturas múltiplas, sejam mascaradas na blockchain como uma transação comum. 

Publicidade

Além disso, as taxas também poderão ficar mais baratas, já que o tamanho dos dados de transações complexas será reduzido. A Taproot também vai dar suporte a Lightning Network e ajudará a torná-la mais privada.

Apesar dos desenvolvedores concordarem que a atualização será benéfica para o projeto do bitcoin, ainda há um debate caloroso na comunidade sobre como a ativação da Taproot deve ser feita.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

ETF de Bitcoin da BlackRock deve superar o da Grayscale após o halving

Analista da Bloomberg, Eric Balchunas, aponta que o “GBTC atualmente mantém uma vantagem de US$ 2,3 bilhões,” metade do que era na semana passada
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin sobe 4% e Ethereum salta 7% puxados por ETFs em Hong Kong e alívio de tensões no Oriente Médio

Manhã Cripto: Bitcoin sobe 4% e Ethereum salta 7% puxados por ETFs em Hong Kong e alívio de tensões no Oriente Médio

Após forte queda no fim de semana, Bitcoin e Ethereum voltam a ganhar força com notícias de que Hong Kong aprovou ETFs das criptomoedas
barras de ouro

Tensão entre Irã e Israel faz token lastreado em ouro ser negociado com prêmio de 20%

Comentários de um porta-voz da Paxos indicam que a PAXG pode ser usada também para avaliar o pânico do mercado