Imagem da matéria: Logan Paul processa Coffeezilla por difamação relacionada às alegações sobre o jogo CryptoZoo
Logan Paul (Foto: Reprodução/YouTube)

O influenciador de mídia social Logan Paul cumpriu esta semana uma ameaça antiga de processar Coffeezilla, alegando no tribunal federal que o proeminente YouTuber “maliciosa e repetidamente” publicou declarações falsas sobre o envolvimento de Paul no jogo on-chain fracassado CryptoZoo.

Paul alegou em uma queixa apresentada em San Antonio, no final de quinta-feira, que Coffeezilla, o autodenominado “detetive da internet” cujo nome verdadeiro é Stephen Findeisen, fez repetidamente declarações públicas difamatórias sobre o envolvimento de Paul no CryptoZoo que—crucialmente—o YouTuber sabia serem falsas.

Publicidade

“Findeisen perpetuou essa narrativa falsa, apesar de saber que ela é completamente e totalmente falsa, a fim de melhorar seu próprio perfil e aumentar sua audiência e renda no processo”, lê-se na queixa de 47 páginas.

A queixa alega que Findeisen possuía e mantinha em segredo várias mensagens de texto enviadas entre Paul e os desenvolvedores do CryptoZoo que mostravam a genuína boa vontade e preocupações de Paul sobre o jogo—que não cumpriu suas promessas de ganhar dinheiro e, em vez disso, fez os jogadores perderem centenas de milhares de dólares.

“Findeisen ocultou intencionalmente todas essas comunicações de seus espectadores, exceto por mensagens selecionadas que ele manipulou e apresentou intencionalmente fora de contexto”, lê-se na queixa.

A intensidade da linguagem provavelmente não é acidental. A intenção é um fator chave em processos de difamação envolvendo figuras públicas como Paul. Especialistas jurídicos disseram anteriormente ao Decrypt que os advogados de Paul provavelmente teriam que provar que Findeisen agiu com “malícia real” e que ele exibiu um “desprezo imprudente pela verdade” quando fez vídeos e postou tweets acusando Paul de má conduta na falha do lançamento do CryptoZoo.

Publicidade

O que potencialmente torna as coisas mais complicadas é o fato de que Paul já endossou algumas das declarações de Findeisen sobre o CryptoZoo. Paul concorda com a afirmação de Findeisen, por exemplo, de que um dos criadores do CryptoZoo, Eddie Ibanez, é um “golpista profissional”. No processo de quinta-feira, os advogados de Paul se referiram a Ibanez como um “charlatão”.

Dias após Paul inicialmente ameaçar processar Findeisen por difamação no início de 2023, a estrela da mídia social desistiu abruptamente.

“A guerra não é com Coffee”, disse Paul sobre Findeisen na época. “Eu assumirei a responsabilidade, pedirei desculpas e apresentarei um plano em um futuro próximo.”

Na ação judicial de ontem, os advogados de Paul explicaram que esta última volta à litigação foi motivada pela publicação contínua de vídeos e tweets por Findeisen ao longo de 2023 e deste ano, acusando Paul de má conduta na criação e lançamento do CryptoZoo.

Publicidade

Findeisen ainda não comentou publicamente sobre o processo, embora seus tweets e vídeos no YouTube listados na ação de Paul como suposta difamação permaneçam online. O Decrypt entrou em contato com o criador de conteúdo, mas não recebeu uma resposta imediata.

Paul busca uma quantia não especificada de danos de Findeisen, superior a US$ 75.000.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MicroStrategy pretende ser "Banco de Bitcoin" e valer um trilhão de dólares, diz Michael Saylor

MicroStrategy pretende ser “Banco de Bitcoin” e valer um trilhão de dólares, diz Michael Saylor

Com quase US$ 16 bilhões em Bitcoin no caixa da MicroStrategy, Michael Saylor compartilha grandes planos para o futuro do BTC
Imagem da matéria: Token da Bitget despenca 52% em flash crash; corretora promete ressarcir clientes

Token da Bitget despenca 52% em flash crash; corretora promete ressarcir clientes

Analista chefe da Bitget diz que queda ocorreu por conta da “lentidão geral do mercado” decorrente de feriados e da Semana Dourada na Ásia
Imagem da matéria: Digital Assets Conference Brazil estreia em outubro para debater o futuro dos investimentos em ativos digitais

Digital Assets Conference Brazil estreia em outubro para debater o futuro dos investimentos em ativos digitais

Organizado pelo MB, com apoio do CME Group, Deribit e Fireblocks, o evento reúne especialistas globais para discutir criptoativos, tokenização e o impacto da inovação nos mercados de capitais
Celular com logo da Receita Federal e Bitcoin e criptomoedas do lado

Receita retoma serviço de divulgação de dados abertos sobre operações com criptomoedas

Com a retomada do serviço, a atualização dos dados voltará a ocorrer mensalmente