Imagem da matéria: Limitador de mineração de ethereum em placas da Nvidia não deu certo, diz revista
Foto: Shutterstock

Há tempos, a Nvidia está no centro da batalha entre a comunidade de jogos e mineradores de criptomoedas que fez o preço de suas placas de vídeo (ou GPUs, na sigla em inglês) disparar.

Desde 2021, a empresa ficou do lado dos jogadores por ser um mercado mais lucrativo.

Publicidade

Em maio, a Nvidia anunciou que iria limitar o poder de hashing para sua linha de placas de vídeo RTX 3000, com o objetivo de torná-las “menos desejáveis” para mineradores de criptomoedas.

Chamada de Lite Hash Rate (ou LHR), a atualização de software tornou a mineração de ether (ETH), em particular, 50% menos eficiente, segundo a empresa.

Um novo artigo do site PC Gamer agora revelou que as iniciativas da empresa podem ter sido em vão.

NiceHash, uma fornecedora de pools de mineração (junção de inúmeras máquinas de mineração para fortalecer a probabilidade de encontrar um bloco), afirmou que a apresentação do LHR “não desincentivou mineradores de forma alguma”.

Outro minerador solo, que executa uma mistura de placas de vídeo LHR com placas de outras linhas, afirmou que “LHR foi inútil” e que a atualização de software “não é um problema para mineradores”.

Até mesmo com essa mistura de placas de vídeo, esse minerador ganha cerca de US$ 4,5 mil em ether todo mês.

Publicidade

Os motivos para o fracasso são diversos. Primeiro, GPUs limitados podem ser desbloqueados, tornando-os 75% tão eficientes quanto GPUs de outras linhas.

Segundo, mineradores ainda podem minerar criptomoedas menos conhecidas além do ether. Outro minerador chamado Sev disse ao PC Gamer que “existem moedas ainda melhores que o ether para minerar para meus propósitos de saques mensais do que holding”.

O foco em criptomoedas menores também terá um papel bem mais significativo nessa batalha por placas de vídeo quando a rede Ethereum migrar do algoritmo de mineração proof of work (ou PoW) para o algoritmo proof of stake (ou PoS).

Algoritmos de mineração cripto e a Nvidia

O algoritmo PoW, também usado pela rede Bitcoin, significa que usuários precisam operar computadores poderosos 24 horas por dia para verificar transações na rede.

Publicidade

Por desempenharem essa tarefa, são recompensados na moeda nativa da rede, seja ether ou bitcoin. Quanto mais máquinas de mineração (principalmente as mais avançadas) você tiver, mais recompensas você será capaz de ganhar.

Já o algoritmo PoS depende de diferentes incentivos econômicos em vez de acumularem os hardwares mais caros possíveis.

Quanto mais de uma moeda nativa está em staking (ou quanto do token de uma rede você possui e põe em risco para verificar a rede), mais provável é a obtenção da recompensa da rede.

Falhar em fazer um bom trabalho de verificação da rede significa que você pode perder alguns dos tokens em staking como uma penalidade.

Além disso, se a Ethereum conseguir fazer a transição, pode ser o fim da corrida armamentista por poderosos chips de computador.

Enquanto isso, fabricantes de placas de vídeo continuam lutando em como atender às demandas das duas bases de usuários concorrentes.

Publicidade

A tentativa da Nvidia de afastar mineradores de suas placas de vídeo comerciais e para cards específicos para a mineração cripto teve resultados distintos.

Receita pela venda de seus cards Crypto Mining Processor (ou CMP) caiu 60% entre o segundo e terceiro trimestres de 2021 para US$ 166 milhões.

Colette Kress, diretora financeira da Nvidia, esperava que o produto “caísse trimestralmente para níveis muito insignificantes no quarto trimestre”.

Outras fabricantes, incluindo AMD e Intel, basicamente desistiram, anunciando que não iriam limitar a mineração de criptomoedas em sua linha principal de produtos.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
hamster kombat jogo telegram

Hackers tentam roubar criptomoedas de jogadores do Hamster Kombat

Os golpistas têm anunciado falsos airdrops e pré-venda do token que ainda não existe
Donald Trump posa para foto em evento político nos EUA

Partido de Trump lança programa que visa impulsionar a inovação com criptomoedas

Documento faz menções contra CBDCs e a favor da mineração de Bitcoin
Imagem da matéria: Justiça torna sócios da gestora cripto Titanium réus por crimes financeiros

Justiça torna sócios da gestora cripto Titanium réus por crimes financeiros

Juiz aceitou a denúncia do Ministério Público contra os sócios da Titanium e da Sbaraini, além de mais sete pessoas, por investigações da Operação Ouranós
Imagem da matéria: Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

Messi e Ronaldinho promovem memecoin desconhecida e preço decola 194%

As lendas do futebol Lionel Messi e Ronaldinho divulgaram uma memecoin da Solana chamada WATER, o que gerou muitas perguntas