O senador Chuck Schumer (Democratas/Nova York), líder da maioria no Senado dos EUA, prometeu durante uma reunião online na quarta-feira (14) aprovar a legislação sobre criptomoedas até o final do ano.
“Acredito que Washington não pode simplesmente desviar o olhar das criptomoedas, enfiar a cabeça na areia e não fazer nada”, disse Schumer durante a transmissão ao vivo do Crypto4Harris. “Meu objetivo é fazer com que algo seja aprovado pelo Senado e se torne lei até o final do ano, e acredito que podemos fazer isso acontecer.”
Não agir, explicou ele, “colocaria em risco o setor cripto de ir para o exterior, para países de menor denominador comum, onde não haverá regulamentação alguma”, disse o senador Schumer. “Acho que devemos encontrar um equilíbrio para as criptomoedas entre promover a inovação e fornecer proteções de senso comum.”
A transmissão ao vivo de 90 minutos apresentou uma mistura de profissionais da indústria, membros do Senado e da Câmara dos Representantes dos EUA, bem como governadores estaduais e candidatos a cargos públicos. Enquanto vários participantes falaram ao vivo, muitos enviaram comentários pré-gravados.
O tema principal do evento foi alcançar um “reset” com a vice-presidente Kamala Harris e sua futura administração — e enfatizar que o espaço cripto não pertence a um partido.
“Sei que falo por muitos dos meus amigos e colegas nesta área e, em nosso setor, queremos tornar a regulamentação das criptomoedas positiva e bipartidária”, disse o investidor Anthony Scaramucci, fundador e sócio-gerente da empresa de investimentos focada em criptomoedas SkyBridge Capital.
“Nós mantemos isso menos tribal; fazemos isso sobre as grandes coisas que podem acontecer para a indústria se pudermos obter um compromisso bipartidário com a regulamentação das criptomoedas”, acrescentou.
Criptomoedas não têm partido
O deputado Wiley Nickel (Democratas/Carolina do Norte) concordou.
Leia Também
“Ativos digitais e tecnologia blockchain, não é uma questão partidária”, disse. “Transformar isso em um futebol político só vai nos fazer retroceder algumas décadas no Congresso, então esse tem sido meu foco, garantir que mantenhamos isso como uma questão bipartidária.”
“Só há um candidato concorrendo à presidência que já chamou cripto de golpe, e esse é Donald Trump”, observou Nickel. “Donald Trump é totalmente sem noção.”
Muitos oradores também não resistiram e fizeram críticas ao Partido Republicano.
“Apoiar as criptos não é sobre aumentar as carteiras de elite dos maximalistas do Bitcoin”, disse durante o evento o bilionário e personalidade do Shark Tank, Mark Cuban. “Cripto não é sobre a elite — é sobre igualitarismo — e essa é uma oportunidade enorme para nós porque o resto de nós precisa de cripto, e os republicanos não poderiam se importar menos.”
O ex-presidente Donald Trump e sua campanha fizeram propostas ousadas ao setor de ativos digitais, fazendo uma série de promessas, que vão desde impulsionar a mineração doméstica de Bitcoin e criar uma reserva estratégica de BTC até acabar com o que os críticos chamam de “guerra às criptomoedas” do atual governo, mirando o presidente da SEC, Gary Gensler.
Apesar da aparente divisão partidária, no entanto, há aliados das criptomoedas no lado democrata, representando um grupo demográfico que ainda pode estar “em disputa“. E há sinais de que a equipe da vice-presidente Kamala Harris tem feito um “esforço concentrado” para alcançar a indústria cripto.
“Trata-se de dar um novo passo à frente”, disseram organizadores da iniciativa ao Decrypt na semana passada.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
- Quer investir em criptomoedas selecionadas por especialistas de forma 100% automatizada? Conheça a Cesta Inteligente! Você escolhe o portfólio que faz sentido para você, o valor que quer investir e o MB faz as negociações.